Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
AVANÇO DA MISSÃO SMART-1
30 de Março de 2004
 


Impressão de artista da sonda SMART-1.
Crédito: ESA

A primeira missão lunar da Europa, Small Missions for Advanced Research in Technology (SMART-1), completou 250 órbitas à volta da Terra, progressivamente espiralando para lá da Terra até uma eventual ligação gravitacional com a Lua.

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou a semana passada que todas as funções da sonda estão a funcionar normalmente. Desde 24 de Fevereiro de 2004 que têm sido feitos testes ao seu motor e baterias, aproveitando uma série de eclipses do Sol em relação à Terra (a nave funciona a energia solar, e como apanha o cone de sombra do eclipse, não consegue receber luz para dar energia à nave).

A SMART-1 tem o objectivo principal de testar o sistema de propulsão eléctrica solar, que será a tecnologia dominante nas futuras missões da ESA. Quando começar a orbitar a Lua, a sonda também procurará gelo nas crateras do pólo Sul do nosso satélite.


O percurso espiral da SMART-1 da Terra até à Lua.
Crédito: ESA

Lançada em Setembro de 2003, a nave utiliza o seu motor eléctrico solar para lentamente a empurrar para órbitas cada vez maiores em volta da Terra, até que seja capturada pelo campo gravitacional da Lua. Essa viagem da Terra à Lua levará aproximadamente 16 meses a completar.

Links:

SMART-1:
http://sci.esa.int/science-e/www/area/index.cfm?fareaid=10
http://www.ssc.se/ssd/smart1.html
http://www.esa.int/export/esaMI/SMART-1/
http://www.esa.int/esaCP/SEM3JQXO4HD_index_0.html

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right