Top Middle Thingy
Imagens Links
Fórum

NÃO HÁ LUA PARA SEDNA
20 de Abril de 2004

O recentemente descoberto planetóide Sedna (2003 VB12), muito para lá de Plutão, não tem lua, como estas imagens do Telescópio Espacial Hubble demonstram. O observatório orbital tirou 35 imagens de Sedna a 16 de Março.

A 16 de Março de 2004, o Hubble fotografou Sedna. A vista à esquerda mostra o percurso de Sedna devido ao movimento do Hubble em volta da Terra. A estrela à direita é estacionária. A imagem à direita é uma única frame das 35 que o telescópio tirou.
Crédito: NASA, ESA e M. Brown (Caltech)

O co-descobridor de Sedna, Michael E. Brown (Caltech) sugeriu que este planetóide pudesse ter um satélite devido ao seu extremamente lento período de rotação de 40 dias. Uma grande lua pode travar a rotação de um corpo através de fricção de marés - embora Alan W. Harris (Space Science Institute, Colorado) diga que nenhum satélite poderia tornar um corpo como Sedna num com órbita síncrona se o satélite acabasse tão longe para ter um período orbital de 40 dias. De qualquer caso, a causa para a lenta rotação de Sedna permanece um mistério - a não ser que tenha sido um acaso que deixou Sedna neste estado.

As observações do Hubble também providenciaram um limite mais concreto e superior para o diâmetro de Sedna. O objecto tem agora no máximo 1,600 quilómetros de (Plutão tem 2,400), o que o põe agora mais perto do tamanho estimado de 2004 DW, outro gigante do sistema solar exterior descoberto por Brown e pela sua equipa.

Sedna: