Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
ROVERS MARCIANOS CHEGAM AOS SEUS TÃO ESPERADOS DESTINOS
15 de Junho de 2004
 

Os rovers marcianos da NASA completaram o seu longo percurso e estão agora em locais completamente diferentes que os cientistas esperavam ansiosamente alcançar.

A sonda Opportunity encontra-se dentro da cratera Endurance. Começou a descer na Sexta-feira passada, no que pode ser uma viagem sem retorno. Dúzias de novas imagens foram já enviadas, mostrando a vertente rochosa que desceu.

A equipa da NASA decidiu na semana passada que para este "assalto" inicial à arena, a Opportunity desceria apenas 7 metros, mantendo as suas rodas o mais possível em rocha e não em solo arenoso que poderia não proporcionar tracção suficiente.

As imagens enviadas até agora mostram que está a atravessar o que pode ser a área mais densa e polvilhada de rochas que os rovers já viram em Marte.


Esta foto mostra o rover Opportunity a descer a cratera Endurance. Tirada a 9 de Junho.
Crédito: NASA/JPL
(clique na imagem para ver versão maior)

Depois de estudar alguns leitos de rocha na cratera com os seus instrumentos, a Opportunity irá tentar retraçar o seu percurso e daí sair. Se isto resultar - e a equipa acredita que sim - poderão ganhar confiança e tentar uma 2ª viagem, desta vez mais a maior profundidade.

Entretanto, no outro lado do Planeta Vermelho, o rover Spirit completou oficialmente um caminho de mais de três quilómetros por entre terreno rochoso que se pensa ser um antigo lago. Esta viagem está tão para lá do tempo de vida esperado do veículo que a equipa pensou no início que seria impossível de atingir.

A Spirit encontra-se actualmente na base dos montes Columbia, e está prestes a andar um pouco para cima numa missão de reconhecimento, procurando vistas mais amplas e alvos interessantes para os seus intrumentos.


Foto tirada há uma semana. Ao fundo temos os Montes Columbia.
Crédito: NASA/JPL
(clique na imagem para ver versão maior)

O rover espera-se que passe algum tempo a estudar a base dos montes, providenciando informação que pode ajudar a equipa a decidir se tenta uma subida substancial em busca de leitos de rocha sedimentares. Irá também capturar vistas extensas do terreno circundante dentro da cratera Gusev.

Durante a sua longa viagem até aos montes, a Spirit fez mais estudos acerca da presença passada de água em Marte.

Elementos detectados numa vala que a Spirit cavou no solo mostram concentrações de magnésio e enxofre que dão uma prova directa da presença passada de água nesse local, embora muito menos do que foi detectado pela Opportunity em Meridiani Planum.

"Não precisamos de um lago para fazer isto", disse o cientista Steve Squyres, líder da missão. "A explicação mais lógica é que água infiltrou-se pela subsuperfície e dissolveu minerais."

Links:

Spirit e Opportunity:
http://marsrovers.jpl.nasa.gov/home

Mais notícias relacionadas:
http://www.space.com/missionlaunches/rovers_update_040613.html
http://www.nasa.gov/vision/universe/solarsystem/release-060408.html

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right