Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
ESA VERIFICA O PRIMEIRO SATÉLITE DO SISTEMA GALILEU
24 de Setembro de 2004
 

O modelo estrutural dos dois primeiros satélites experimentais da constelação Galileo está actualmente a ser testado pela Agência Espacial Europeia no seu Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial.

 

A fase de validação do sistema Galileo começou em 2003, tendo já sido desenvolvidas as estruturas no solo  que irão suportar toda a monitorização da constelação de satélites que a partir do final desta década complementar a constelação NAVSTAR que envia para os receptores os sinais de GPS.

 

Modelo estrutural dos dois primeiros satélites experimentais Galileo

Crédito: ESA

Os primeiros dois lançamentos de satélites desta constelação experimental de quatro satélites serão lançadas durante o ano de 2005 a partir do Cosmódromo de Baikonour com um lançador Soyuz. Um satélite deverá orbitar de modo a assegurar as frequências atribuídas ao projecto Galileo e que deverão começar a ser recebidos cerca de Junho de 2006.

Estes sinais servirão também para, durante a fase de construção dos restantes satélites, afinar a recepção do sinal no solo. O relógio a bordo do primeiro satélite experimental Galileo será um relógio atómico de MASER de Hidrogénio, que deverá ter um erro inferior a um nanosegundo por dia, o que fará dele o relógio mais preciso que alguma vez esteve no espaço.

 

Este lançamento será também a primeira vez que a Europa envia um satélite para o espaço para órbitas de média altitude. Nestas órbitas os satélites são particularmente estáveis mas estão expostos a doses maciças de radiação quando comparado com as órbitas geoestacionárias. O satélite experimental transportará por isso equipamentos especiais para medir  a radiação ambiente e fornecer informações imprescindíveis para o desenvolvimento da constelação Galileo.

Links:

ESA:
http://www.esa.int

Galileo:
http://www.esa.int/esaNA/GGGMX650NDC_index_0.htm

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right