Top Middle Thingy
Imagens Links
Fórum

ESA VERIFICA O PRIMEIRO SATÉLITE DO SISTEMA GALILEU
24 de Setembro de 2004

O modelo estrutural dos dois primeiros satélites experimentais da constelação Galileo está actualmente a ser testado pela Agência Espacial Europeia no seu Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial.

A fase de validação do sistema Galileo começou em 2003, tendo já sido desenvolvidas as estruturas no solo  que irão suportar toda a monitorização da constelação de satélites que a partir do final desta década complementar a constelação NAVSTAR que envia para os receptores os sinais de GPS.

Modelo estrutural dos dois primeiros satélites experimentais Galileo

Os primeiros dois lançamentos de satélites desta constelação experimental de quatro satélites serão lançadas durante o ano de 2005 a partir do Cosmódromo de Baikonour com um lançador Soyuz. Um satélite deverá orbitar de modo a assegurar as frequências atribuídas ao projecto Galileo e que deverão começar a ser recebidos cerca de Junho de 2006.

Estes sinais servirão também para, durante a fase de construção dos restantes satélites, afinar a recepção do sinal no solo. O relógio a bordo do primeiro satélite experimental Galileo será um relógio atómico de MASER de Hidrogénio, que deverá ter um erro inferior a um nanosegundo por dia, o que fará dele o relógio mais preciso que alguma vez esteve no espaço.

Este lançamento será também a primeira vez que a Europa envia um satélite para o espaço para órbitas de média altitude. Nestas órbitas os satélites são particularmente estáveis mas estão expostos a doses maciças de radiação quando comparado com as órbitas geoestacionárias. O satélite experimental transportará por isso equipamentos especiais para medir  a radiação ambiente e fornecer informações imprescindíveis para o desenvolvimento da constelação Galileo.

ESA:

Galileo: