Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
SPACEHIPONE GANHA X PRIZE
5 de Outubro de 2004
 

A nave SpaceShipOne viajou até à berma do espaço e voltou em segurança pela segunda vez em cinco dias, arrebatando o prémio de 10 milhões de dólares Ansari X Prize.

O piloto Brian Binnie guiou o foguetão até uma aterragem segura no Aeroporto de Mojave, Califórnia, por volta das 15:13 GMT, sendo recebido com vivas e aplausos por milhares de observadores e curiosos.


Espectadores atentos observam a nave SpaceShipOne.
Crédito: Ansari X Prize

A nave tinha levantado voo às 13:49 GMT - agarrada ao seu jacto, o White Knight - por entre uma atmosfera carnivalesca que incluía malabaristas e uma banda. Por volta das 14:49 GMT, a SpaceShipOne separou-se e ligou os seus motores durante cerca de 84 segundos até chegar a uma altura de mais de 100 quilómetros - a orla do espaço.

Para conquistar o X Prize, esta altura teve que ser atingida em dois voos em duas semanas por uma nave (financiada por entidades privadas) que teria que aguentar com o peso de três pessoas, incluindo o piloto. A janela de 14 dias para a segunda tentativa começou a 29 de Setembro, quando o piloto Mike Melvill subiu a 103 km, num voo marcado por algumas falhas no controlo do aparelho.

A altitude atingida ontem foi confirmada, dando a vitória aos criadores da SpaceShipOne, que ganharam o prémio de 10 milhões de dólares estabelecido em 1996 por Peter Diamandir em ordem a estimular o turismo espacial privado.


O piloto Brian Binnie leva a SpaceShipOne até ao espaço suborbital.
Crédito: Ansari X Prize

À medida que a SpaceShipOne planava em direcção a solo firme, Diamandis foi visto a abraçar um colega, dizendo: "Isto é para os livros dos records."

Os amigos e familiares de Burt Rutan, que desenhou a SpaceShipOne e fundou a companhia Scaled Composites, celebraram o voo. "Penso que irá ter um lugar na história, sempre foi uma criança diferente," disse George Rutan, de 88 anos, pai de Burt.

"É muito excitante, estivémos a trabalhar nisto durante muito tempo," disse Jim Benson, fundador da SpaceDev em Poway, Califórnia, que ajudou a desenvolver e construir o motor da nave.

Os fundos para o X Prize expiravam no fim de 2004, por isso se o candidato mais forte - SpaceShipOne - não tivesse tido sucesso, o dinheiro do prémio teria sido perdido. Apenas uma outra equipa de entre 26 tinha estabelecido uma data para as suas tentativas de voo, e esta data tinha sido recentemente adiada.

Agora que o X Prize foi ganho, Diamandis e seus colegas irão estabelecer concursos X Prize anuais a começar em 2006, tendo em vista outros empreendimentos comerciais espaciais.


A SpaceShipOne, prestes a aterrar no aeroporto.
Crédito: Jim Campbell, Aero News Network
(clique na imagem para a ver maior)

"Penso que os nossos objectivos foram alcançados," disse Diamandis na véspera do voo. "Conseguimos com que o mundo reconhecesse que o voo espacial privado fosse possível. Penso que veremos um crescimento no investimento de capital e o nascimento de uma verdadeira nova indústria em que todos nós possamos ser benfeitores."

De facto, o empresário britânico de companhias aéreas Richard Branson recentemente anunciou que iria licensiar a tecnologia da SpaceShipOne em ordem a levar turistas ao espaço suborbital tão cedo quanto 2007. Branson planeia que cada bilhete custe aproximadamente 190,000 dólares, usando tecnologia baseada no SpaceShipOne.

Links:

Notícias relacionadas:
http://www.space.com/missionlaunches/xprize_full_coverage.html
http://www.space.com/missionlaunches/xprize2_success_041004.html
http://albuquerque.bizjournals.com/albuquerque/stories/2004/10/04/daily1.html
http://english.aljazeera.net/NR/exeres/17C1C0F3-19B9-44A6-9F3C-0826F9DF7E18.htm
http://www.nature.com/news/2004/041004/full/041004-3.html
http://www.reuters.com/newsArticle.jhtml?type=topNews&storyID=6407522
http://www.elitestv.com/pub/2004/Oct/EEN416185a15cebc.html
http://slashdot.org/article.pl?sid=04/10/04/1525256
http://www.cnn.com/2004/TECH/space/10/04/spaceshipone.attempt.cnn/index.html
http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1205114&idCanal=35

Ansari X Prize :
http://www.xprize.org

SpaceShipOne:
http://www.scaled.com

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right