Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
SMART-1 ENVIA AS SUAS PRIMEIRAS IMAGENS DA LUA
28 de Janeiro de 2005
 


Imagem tirada pela Camara AIME.
Crédito: ESA/Space-X, Space Exploration Institute
(clique aqui para ver maior)

A sonda SMART-1 da ESA obteve as suas primeiras imagens próximas da Lua durante este mês de Janeiro, numa sequência de testes de observações lunares que decorreram a altitudes entre os 1,000 e os 5,000 km acima da superfície lunar.

A SMART-1 entrou na sua primeira órbita em torno da Lua no dia 15 de Novembro de 2004 e gastou os últimos dois meses a espiralar em direcção à Lua e a testar os instrumentos para os varrimentos que se espera venha a fazer.

Os primeiros quatro dias após ter sido capturada pela gravidade lunar foram críticos, pois tratado-se de uma trajectória "instável" houve o risco de que se viesse a despenhar contra a superfície da Lua. Por este motivo houve que accionar o motor eléctrico de propulsão para obter impulso que estabilizasse a sua trajectória.


Compósito de imagens tiradas pela Camara AIME.
Crédito: ESA/Space-X, Space Exploration Institute
(clique aqui para ver maior)

O motor iónico foi mantido desligado entre 28 de Dezembro e 3 de Janeiro de 2005 para permitir aos cientistas começar as observações. Foi nesta altura que a camara AIME tirou as primeiras imagens do solo lunar. O motor foi depois desligado novamente a 12 de Janeiro para poupar o consumo e agora a SMART-1 terá até 9 de Fevereiro para fazer um varrimento de média resolução da superfície lunar, com condições favoráveis de iluminação.

Espera-se que a SMART-1 venha a accionar o seu motor eléctrico a 9 de Fevereiro, descendo então para uma órbita entre os 300 e 3.000 Km para realizar a primeira fase de testes científicos analíticos durante os cinco meses seguintes.

Links:

ESA:
http://saturn.esa.int/

SMART-1:
http://www.esa.int/export/SPECIALS/SMART-1/index.html

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right