Top thingy left
 
Top Middle Thingy
Núcleo
Actividades
Imagens Links
Fórum
 
«FLYBY» DA ROSETTA PELA TERRA
1 de Março de 2005
 

A Agência Espacial Europeia (ESA) está a pedir a colaboração dos astrónomos amadores para ajudar a seguir a sonda Rosetta, uma caçadora de cometas que deverá passar pela Terra esta semana.

A Rosetta - e o seu lander Philae - é esperada no dia 4 de Março, embora os especialistas da ESA digam que a sonda seja já visível por telescópios e binóculos desde 26 de Fevereiro. Anunciaram também um concurso fotográfico chamado "Rosetta Up Close" para os astrónomos amadores que queiram capturar a sonda nas objectivas das suas câmaras fotográficas.


Ilustração de artista da sonda Rosetta e do seu lander Philae.
Crédito: ESA
(clique na imagem para ver versão maior)

Lançada em Março de 2004, a Rosetta passou um ano no espaço - apenas 1/20 da sua viagem - tentanto apanhar o Cometa 67P/Churymov-Gerasimenko. A própria Rosetta deverá ficar em órbita do cometa a estudar o objecto à medida que se aproxima do Sol e começa a expelir material. Mais tarde, o lander Philae espera-se que alcance a superfície e a estude com mais detalhe.

Parece que a melhor oportunidade para os fãs da Rosetta - isto é, se houver bom tempo - será no México. A sonda cometária irá passar por volta das 22:10 GMT a 1,900 km da Terra.

Devido à sua trajectória actual, a sonda Rosetta deverá aparecer na região do céu entre as constelações do Leão e do Sextante.

Embora os observadores europeus em princípio não consigam observar a Rosetta à vista desarmada, serão capazes de usar o vídeo e a fotografia em conjunto com os telescópios para capturar a sonda. A antena de alto-ganho e os painéis solares da sonda, que se estendem 32 metros, poderão ser visíveis através do equipamento de imagem.

A Rosetta não ficará silenciosa à medida que passa pela Terra durante esta manobra. Apenas umas horas antes da sua aproximação máxima, irá apontar para a Lua em ordem a usar o satélite natural para calibrar os seus instrumentos a bordo.

Depois do voo rasante, duas câmaras navigacionais irão ser ligadas para testar a capacidade de seguimento de asteróides da Rosetta, usando a Lua como "asteróide cobaia". Serão usadas para verificar a posição da Rosetta uma vez que a sonda passe pelos dois asteróides, Steins em Setembro de 2008 e Lutécia em Julho de 2010.


Flybys dos asteróides Steins e Lutécia.
Crédito: ESA/AOES Medialab
(clique na imagem para ver versão maior)

Depois da sua aproximação de Sexta-feira, a Rosetta irá mover-se com mais velocidade à medida que se desloca para Oeste na direcção do seu próximo encontro planetário, um flyby com o planeta Marte a 27 de Fevereiro de 2007. A seguir ao empurrão gravitacional marciano, a sonda regressará à Terra duas vezes mais para ganhar ainda mais aceleração, até alcançar o seu cometa alvo em 2014.

Os observadores que queiram saber mais sobre o concurso da ESA "Rosetta Up Close" poderão visitar o site da agência espacial para mais detalhes à medida que fiquem disponíveis.

Links:

Notícias relacionadas:
http://www.esa.int/esaCP/SEMMTBYEM4E_Expanding_0.html
http://i-newswire.com/pr8024.html
http://www.physorg.com/news3164.html

Concurso "Rosetta Up Close":
http://www.esa.int/esaCP/SEM8M8D3M5E_index_0.html

Sonda Rosetta:
http://www.esa.int/export/esaMI/Rosetta/
http://en.wikipedia.org/wiki/Rosetta_space_probe

 
  web statistics  
Recomendamos
 
 
 
Mozilla Firefox
 
Top Thingy Right