Top thingy left
 
NÚCLEO DA TERRA GIRA MAIS DEPRESSA QUE A CROSTA
30 de Agosto de 2005
 

De acordo com um novo estudo de dados de terramotos, o núcleo da Terra está a girar mais depressa que o manto exterior e que a crosta. A diferença é ligeira mas significa que o núcleo interior sólido completa uma revolução extra mais ou menos a cada 900 anos, escondido dentro do núcleo exterior derretido.

Xiaodong Song, um sismólogo da Universidade de Columbia em Nova Iorque, EUA, estudou registos de 18 pares de sismos. Os pares originaram exactamente no mesmo local mas foram separados por intervalos de tempo que variam entre alguns dias e 34 anos.

Song mediu o tempo que as ondas sísmicas destes pares de membros demoraram a viajar desde as Ilhas Sandwich do Sul no Oceano Atlântico Sul até uma estação sísmica em College, Alaska.

Ele descobriu que as ondas dos sismos separados por mais de quatro anos, e que tinham viajado pelo núcleo interior, demoraram dentro de certa medida tempos diferentes a completar a sua viagem: as ondas dos segundos sismos nos pares demoraram ligeiramente menos tempo a viajar até ao Alaska que as ondas do primeiro.

Em pares de sismos separados por bastante mais que quatro anos, esta diferença era ainda maior. Em contraste, as ondas que evitaram o núcleo interior completamente e apenas passaram pelo núcleo exterior, não mostravam quaisquer diferenças no seu tempo de viagem.

Isto levou Song a acreditar que as ondas do segundo membro do par sísmico estavam a viajar por uma região diferente do núcleo interior que o primeiro. Esta nova região foi estabelecida devido ao núcleo interior girar mais depressa que as outras camadas da Terra, sugere. Song calculou que a "super-rotação" do núcleo interior seja entre 0.3º e 0.5º por ano.

"Não é um resultado surpreendente pois pensa-se que a rotação do núcleo interior gere o campo magnético da Terra," disse Song. "Mas é extraordinariamente lindo o aspecto de podermos constatar a rotação desta maneira, em vez de «vermos» o centro da Terra."

Links:

Notícias relacionadas:
Science Daily
BBC News
ABC Science Online
National Geographic
Times Online
PHYSORG.COM
Discovery Channel
Slashdot
CNN International

Xiadong Song:
Departamento de Geologia da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign
Projecto ARCTIC

O interior da Terra:
Laboratório Sismológico do Nevada
Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve
Wikipedia


Esquema das várias camadas da Terra, seus constiuintes principais, profundidades e temperaturas.
Crédito: J. Louie, Laboratório Sismológico do Nevada
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right