Top thingy left
 
GRANDE ERUPÇÃO SOLAR - PODEM SEGUIR-SE OUTRAS
9 de Setembro de 2005
 

O Sol teve na quarta-feira passada uma das maiores erupções que já havia sido registada, sendo esperadas novas erupções durante os próximos dias, dizem os cientistas. As telecomunicações e os satélites poderão ser afectados ao longo das próximas duas semanas.

A erupção foi classificada como sendo do tipo X-17. Todas as erupções classificadas como X são consideradas erupções de grande dimensão e têm sido registadas poucas de categoria superior a X-10. A erupção deu-se através de uma mancha solar que se encontrava próximo do limbo solar, por isso, enquanto os raios X e outra radiação chegaram à Terra, as partículas materiais da tempestade solar foram projectadas noutra direcção.

"Esta erupção é a quarta maior que foi registada nos últimos 15 anos e iniciou-se quando o grupo de manchas solares na Região 808 se encontrava em rotação para o interior do disco solar visível", disse Larry Combs, observador solar do NOAA Space Environment Center.

Ainda assim, o fenómeno teve um grande impacto.

"Este evento criou um blackout total ao nível das telecomunicações de alta energia do lado iluminado da Terra, o que incluiu os Estados Unidos e basicamente qualquer local onde ainda fosse de dia", disse Combs. "Os serviços de comunicações de emergência ao longo da costa do Golfo tiveram também problemas com esta erupção. Os sistemas de navegação de baixa frequência também poderão ter sentido um período de degradação significativa".

A erupção foi vista às 18:40 (hora portuguesa) de quarta-feira.

As maiores erupções solares são usualmente acompanhadas de projecções de massa coronal, que podem levar de várias horas até diversos dias a chegar à Terra. Estas projecções de partículas carregadas quando interagem com o campo magnético da Terra podem avariar satélites, provocar cortes de energia e provocar fenómenos das regiões polares chamados auroras.

Dado que a erupção não se deu na direcção da Terra, não é esperado que a bolha de partículas carregadas em crescimento venha a atingir o planeta com grande intensidade.

Mas à medida que a mancha solar roda para a região mais central da superfície solar (da nossa perspectiva, obviamente) as próximas erupções poderão provocar muitos mais danos, segundo as previsões dos cientistas.

O Sol está correntemente num ponto baixo de actividade no seu ciclo de 11 anos. Embora as manchas solares e erupções sejam menos frequentes nesta altura, os astrónomos dizem que podem acumular muita energia quando ocorrem.

A maior erupção que foi registada nos tempos modernos foi observada no dia 3 de Novembro de 2003 e foi estimada como sendo X-40. Também ela se deu no limbo e por isso o seu impacto não foi muito sentido na Terra.

Links:

NOAA Space Environment Center (Press Release):
http://www.noaanews.noaa.gov/stories2005/s2499.htm


Imagem de raios X em cor falsa (verde) da erupção solar.
Crédito: NOAA/SXI

 
Top Thingy Right