GRAVITY PROBE B FINALIZA OBSERVAÇÕES
14 de Outubro de 2005

Quase 90 anos depois de Albert Einstein ter postulado a sua teoria geral da relatividade, os cientistas acabaram de recolher dados de modo a testá-la através um método novo e diferente.

O satélite da NASA Gravity Probe B tem vindo a orbitar a Terra há já mais de 17 meses. Usou quatro giroscópios de alta-precisão para gerar os dados necessários a este teste sem precedentes. Cinquenta semanas de dados foram enviados pela sonda e retransmitidos aos computadores do Centro de Operações da Missão na Universidade de Stanford, em Stanford, Califórnia. Os cientistas começaram esta árdua tarefa de análise de dados e validação, que se espera que demore aproximadamente um ano.

"Esta tem sido uma tremenda missão para todos nós," disse Francis Everitt, investigador principal da Gravity Probe B. "Agora que temos todos os dados adquiridos, estamos a proceder deliberadamente de modo a nos assegurarmos que tudo foi testado e re-testado."

Lançada no dia 20 de Abril de 2004, a partir da base aérea de Vandenberg, Califórnia, a Gravity Probe B tem usado os seus quatro giroscópios esféricos para medir com precisão dois extraordinários efeitos previstos pela teoria de Einstein. Uma é o efeito geodético, quanto o espaço-tempo é deformado devido à existência da Terra. O outro, chamado "frame-dragging", é a medida da atracção exercida pela Terra que provoca a deformação do espaço-tempo à sua volta devido à sua rotação.

O final da missão da GP-B é a culminação de anos de trabalho árduo, treino e preparação da equipa da GP-B," disse Tony Lyons, gerente do programa GP-B da NASA a partir do Centro Espacial Marshall em Huntsville, Alabama.

"Estamos orgulhosos de estar associados a esta importantíssima missão," disse Bob Schultz, gerente do programa Gravity Probe B da Lockheed Martins. "Ao trabalhar com Stanford e com a NASA, formámos uma poderosa equipa com o objectivo de desenvolver as difíceis tecnologias necessárias para dar este passo de gigante na melhor compreensão da teoria geral da relatividade de Einstein."

O centro Marshall gere o programa Gravity Probe B. Stanford concebeu a experiência e é o principal empreiteiro da NASA para esta missão. Stanford foi também responsável pelo desenho e integração dos instrumentos científicos e das operações da missão. Cabe à universidade a principal análise dos dados. A Companhia Aerospacial Lockheed Martin desenhou, integrou e testou o veículo espacial e construiu alguns dos principais componentes do satélite.