Top thingy left
 
O ECLIPSE DO SOL EM FARO
4 de Outubro de 2005
 

Ontem teve lugar um dos fenómenos mais espectaculares da Natureza: um eclipse do Sol! No passado, prenúncio de tragédias, os eclipses solares são hoje um momento de observação em família, com os amigos ou colegas, e até de fotografia, se tivermos o equipamento disponível. Este foi o primeiro eclipse do Sol em Portugal neste século.

Embora o Sol seja cerca de 400 vezes maior que a Lua, também se encontra cerca de 400 vezes mais afastado. Do nosso ponto de vista, o diâmetro angular da Lua o do Sol é praticamente o mesmo - cerca de 0.5º. É por esta razão que a Lua parece "caber" perfeitamente no disco solar durante um eclipse total, tapando o brilhante disco, permitindo ver a atmosfera exterior do nossa estrela, a chamada coroa ou corona solar, durante os preciosos momentos de totalidade.

Normalmente quando ocorre o alinhamento perfeito entre o Sol, a Lua e a Terra, ocorre um eclipse total de Sol, mas devido à órbita elíptica da Lua por vezes a distância a que a Lua se encontra da Terra é maior que aquela que permitiria tapar totalmente o Sol, pelo que há um anel de Sol que fica visível em torno da silhueta da Lua: dá-se o eclipse anular de Sol.

Felizmente as condições atmosféricas ajudaram, e milhares de pessoas juntaram-se às inúmeras iniciativas de observação astronómica por esse Portugal fora, quer em grupos de amigos, em casais de namorados, em turmas de alunos, ou simplesmente curiosos em saber o que se passava no céu.

No Norte do país, particularmente em Bragança, foi possível observar o eclipse em todo o seu esplendor, o verdadeiro anel de fogo. Aí estiveram reunidas milhares de pessoas, prontas com os seus óculos devidamente protegidos com filtros, telescópios, máquinas fotográfias e até telemóveis à mão, prontas para registar este momento inesquecível.


Imagem do eclipse solar anular, tirado com um filtro H-alpha.
Crédito: José Ribeiro, Grupo Atalaia
(clique na imagem para ver versão maior)

Mais para Sul, o Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve realizou uma observação do eclipse, já parcial, em Faro. Aqui este começou às 08:39, atingindo o máximo (84% do Sol coberto pela Lua) às 09:55. Lentamente, começou a diminuir e acabou às 11:19.

Aqui ficam algumas imagens do eclipse parcial, gentilmente cedidas por observadores presentes na observação em Faro.

Fotos do eclipse, por Ricardo Bentes (clique nas imagens para ver versão maior):

     


Mosaico das melhores imagens do eclipse parcial em Faro.
Crédito: Ricardo Bentes

 

Fotos do eclipse, por Rui Bernardo (clique nas imagens para ver versão maior):

     

 

Fotos da observação astronómica, por Ricardo Bentes (clique nas imagens para ver versão maior):

 

Fotos da observação astronómica, por Rui Bernardo (clique nas imagens para ver versão maior):

Links:

Notícias relacionadas:
Sky & Telescope
Universe Today
National Geographic
BBC News
CNN
MSNBC
Diário de Notícias
Expresso
TSF

 
Top Thingy Right