Top thingy left
 
VIA LÁCTEA MAIOR QUE ANDRÓMEDA
24 de Fevereiro de 2006
 

Uma equipa de astrónomos determinou a densidade e a velocidade da matéria escura no nosso canto do Universo.

As descobertas agora publicadas ajudam a desvendar alguns segredos da matéria escura passando esta a possuir um estatuto que já ultrapassa o de mera hipótese especulativa. Para além disso aproxima os cientistas um pouco mais da descoberta das características desta matéria invisível que se distribui por todo o universo e que mantém as galáxias juntas. O estudo também estabelece de uma vez por todas que a Via Láctea é mais massiva que a Galáxia de Andrómeda (M31).

Os investigadores usaram o VLT no Chile para observar 12 galáxias anãs que orbitam a Via Láctea , tendo analisado os seus movimentos a três dimensões. Através deste processo puderam "pesar" as duas galáxias de uma forma muito precisa e calcular a quantidade de matéria escura que as mantém unidas.

As descobertas mostraram que as galáxias contêm cerca de 400 vezes mais matéria escura que matéria normal e que a matéria escura não será mais compacta que o equivalente a 20 átomos de hidrogénio por centímetro cúbico.

Esta densidade surpreendentemente baixa significa que o menor volume possível de matéria escura possível de encontrar que mede 1000 anos-luz de diâmetro terá trinta milhões de vezes a massa do Sol.

Os cientistas pensam que as galáxias são como blocos de LEGO através da combinação destes blocos com as estrelas que contêm. Sabendo a dimensão mínima que estes blocos podem ter os cientistas esperam poder vir a estimar outras propriedades desta matéria. Uma das propriedades já determinadas é a velocidade que parece ser de cerca de 9 km/s, o que é cerca de um milhão de vezes mais rápido que as previsões.

Se a matéria escura fosse constituída por átomos de hidrogénio, teria cerca de 10,000º C, o que quer dizer que seria mais quente que a superfície do Sol, o que é substancialmente mais quente que a temperatura prevista de 1º C.

As novas descobertas permitiram coincluir que a Via Láctea tem praticamente o dobro da massa da Galáxia de Andrómeda.

LINKS:

Notícias relacionadas:
SPACE


Impressão de artista da Via Láctea.
Crédito: Mark Garlick/NASA


Impressão de artista da Galáxia de Andrómeda.
Crédito: Jason Ware/NASA

 
Top Thingy Right