10.º PLANETA É MAIS PEQUENO DO QUE SE PENSAVA
14 de Abril de 2006

O planeta 2003 UB313, apesar de continuar nas estimativas a ser maior que Plutão, não é tão grande como inicialmente se pensava. Um estudo de Fevereiro dizia que o planeta teria cerca de 3000 quilómetros de diâmetro. No entanto, a análise agora efectuada pelo Telescópio Espacial Hubble mostra que é substancialmente mais pequeno.

Alcunhado de "Xena", 2003 UB313 foi descoberto no ano passado. De acordo com muitas pessoas, deveria reconsiderado um planeta pois é redondo e orbita em torno do Sol. No entanto, este décimo planeta afinal não é tão grande como se pensava.

A observação feita pelo Telescópio Espacial Hubble revelou que afinal o planeta 2003 UB313 tem apenas 2400 km de diâmetro com um erro de mais ou menos 100 km, o que o torna pouco maior que Plutão, que tem cerca de 2300 km de diâmetro.

Dado que 2003 UB313 está a 15 mil milhões de quilómetros da Terra, na imagem obtida pelo Hubble ocupa muito poucos pixels da imagem. No entanto, os astrónomos dizem tratar-se de uma imagem suficientemente grande para assegurar a precisão das determinações.

Da dimensão agora estimada conclui-se que o planeta é mais brilhante que inicialmente esperado, o que permite inferir alguns dados da sua composição, sendo espectável a existência de uma camada de metano gelado sobre o planeta.

Devido ao facto de este e outros objectos terem aproximadamente a massa de Plutão, a comunidade científica tem andado nos últimos meses em debate sobre o significado da palavra "planeta". Não é por enquanto conhecida a data em que a União Astronómica Internacional, que regulamenta estas definições, se pronunciará para este efeito.

LINKS: