Top thingy left
 
VENUS EXPRESS QUASE NO SEU DESTINO
4 de Abril de 2006
 

Depois da sua viagem de cinco meses e 400 milhões de quilómetros dentro do nosso Sistema Solar, desde 9 de Novembro de 2005, a sonda da ESA, Venus Express chegará finalmente ao seu destino no dia 11 de Abril: o planeta Vénus.

Os controladores da missão no Centro de Operações Espaciais da ESA (ESOC) em Darmstadt, Alemanha, estão fazendo preparações intensivas para a inserção orbital.

Estas incluem uma série de telecomandos e manobras desenhadas para travar a sonda até uma velocidade de mais ou menos 29,000 km/h relativamente a Vénus, mesmo antes do primeiro puxo de motor, a uma velocidade de entrada uns 15% mais lentamente, o que permitirá à sonda ser capturada em órbita do planeta.

A sonda terá que ligar o seu motor principal durante 50 minutos de modo a atingir desaceleração e a colocar-se numa órbita altamente elíptica em torno do planeta. A maioria dos 570 kg de combustível a bordo será usada durante esta manobra. Os painéis solares da sonda serão colocados de modo a reduzir a possibilidade de sobrecarreguagem mecânica excessiva durante a ignição do motor.

Nos dias que se seguirão, uma série de ignições adicionais terão lugar para descer o apocentro orbital e para controlar o pericentro. O objectivo é alcançar uma órbita de 24 horas em torno de Vénus no início de Maio.

As operações de inserção orbital poderão ser seguidas nos estabelecimentos da ESA, com o ESOC sendo o ponto central de interesse, ou através do webcast no site da Agência Espacial Europeia.

Links:

Notícias relacionadas:
PHYSORG.com
Astroboletim n.º 150

Venus Express:
Página da ESA
NSSDC (NASA)
Calendário da ESA TV
Wikipedia

Vénus:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia


Impressão de artista do primeiro teste de ignição do motor principal da sonda Venus Express, levado a cabo na noite de 16 para 17 de Fevereiro de 2006. Durou apenas três segundos.
Crédito: ESA
(clique na imagem para ver versão maior)


Impressão de artista da inserção orbital da Venus Express.
Crédito: ESA / AOES Medialab
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right