Top thingy left
 
EMISSÃO ESTRANHA DE SUPERNOVA CAUSADA POR ESTRELA VIZINHA
5 de Maio de 2006
 

Uma investigação recente descobriu que uma estrela anteriormente escondida pelos restos da explosão é a responsável pelo estranho comportamento da supernova sua companheira.

A descoberta está associada à supernova conhecida como SN2001ig, que pareceu mudar os seus restos cósmicos em semanas à medida que os astrónomos a observavam.

"Foi bastante satisfatório ver uma imagem e observar a estrela companheira exactamente onde a tínhamos previsto," disse Stuart Ryder, um astrónomo do Observatório Anglo-Australiano em Sydney, Austrália.

Stuart Ryder do Observatório Anglo-Australiano de Sidney, na Austrália e a sua equipa já suspeitavam que uma estrela seria responsável pelo desvio observado nos comprimentos de onda do rádio na SN2001ig, em que a emissão desta supernova passou de supernova Tipo II (rica em hidrogénio) a supernova Tipo I (que não apresenta quantidades significativas de hidrogénio. Mas foi apenas após a dissipação dos restos da explosão inicial da supernova que foi possível verificar a existência da estrela através de observações no visível que vieram confirmar estas suspeitas.

A supernova SN2001ig encontra-se a cerca de 37 milhões de anos-luz da Terra, nos braços da galáxia NGC 7424, que pode ser encontrada na constelação do Grou. A estrela companheira é amarelo-esverdeada com uma massa entre as 10 e as 18 massas solares. SN2001ig foi observada pela primeira vez em Dezembro de 2001 pelo astrónomo australiano Bob Evans.

Os astrónomos esperam que esta estrela que passa próximo do local de origem da supernova a cada 40 anos lhes permita compreender melhor a evolução observada durante a ocorrência de supernovas e eventualmente até mesmo estabelecer relações entre esta ocorrência e a ocorrência de hipernovas, que são fenómenos de maior violência que as supernovas.

A descoberta foi publicada esta semana na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

LINKS:
Observatório Anglo-Australiano
Observatório GEMINI
Artigo na MNRAS


A supernova SN 2001ig (na imagem ampliada) está localizada nos braços da galáxia NGC 7424, na constelação do Grou.
Crédito: Gemini South GMOS.S. Ryder/T. Rector

 
Top Thingy Right