Top thingy left
 
SONDA SMART-1 EMBATE CONTRA A LUA NA MADRUGADA DE DOMINGO
1 de Setembro de 2006
 

Uma sonda orbital lunar está prestes a deixar a órbita da Lua para ir colidir contra ela durante o próximo fim-de-semana.

O impacto controlado da sonda ocorrerá dia 3 de Setembro, num local sobre a superfície lunar conhecido pelo Lago da Excelência.

A nave de alta tecnologia chamada Small Missions for Advanced Research and Technology, pertence à Agência Espacial Europeia(ESA) e é vulgarmente conhecida como SMART-1.

Para os operadores da nave, tentar apontar o local exacto do impacto seria uma sorte fortuita.

Ainda assim, num mosaico de imagens obtidas pelo Advanced Moon Imaging Experiment (AMIE) que se encontra a borda da sonda SMART-1 a ESA apresentou a região de impacto provável da sonda na Lua.

Espera-se no entanto que muitos astrónomos amadores e profissionais venham a monitorizar o local do "suicídio" da sonda. No entanto, ainda não é claro o que é que será observável a partir da Terra.

Neste momento pensa-se que a sonda SMART-1 embaterá na superfície da Lua durante a madrugada de 3 de Setembro. A sonda SMART-1 estará a voar de Norte para Sul e pensa-se que o impacto com o solo lunar durará cerca de 46 segundos, o que corresponderá a um rasto de cerca de 90 quilómetros. De acordo com os cálculos o impacto dar-se-á com uma inclinação de um grau relativamente ao solo lunar.

Neste momento a estimativa de impacto da SMART-1 é para 3 de Setembro às 05:41:51 UT, no ponto localizado a uma longitude de 46.2º W e a uma latitude de 33.3º S.

Às 00:37 UT, na órbita anterior à queda, a sonda sobrevoará a cratera Clausius na perilua da sua órbita. A cratera Clausius, de 25 km de largura e 2500 m de profundidade, eleva-se 800 m acima do Lago de Excelência, pelo que as previsões do impacto estão fortemente dependentes da passagem sobre os bordos da cratera.

"Se a SMART-1 passar em segurança sobre os bordos da cratera Clausius, a sonda seguirá a última órbita até ao local previsto para a sua queda," disse Bernard Foing, cientista do projecto SMART-1.

A cratera Clausius recebe o seu nome em homenagem a Rudolf Clausius (1822-1888), matemático e físico alemão, muitas vezes considerado o pai da termodinâmica.

Links:

Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve:
Contributo da SMART-1 a Cassini (21/07/2005)
Smart-1 envia as suas primeiras imagens da Lua (28/01/2005)
Europa alcança a Lua (16/11/2004)

SMART-1:
http://www.esa.int/SPECIALS/SMART-1/index.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Smart-1

Notícias Relacionadas:
ESA (Press Release)
SPACE.com

Lua:
Wikipedia
Nine Planets

 


Impressão de artista da SMART-1
Crédito: ESA


Local do impacto da SMART-1
Crédito: ESA

 
Top Thingy Right