Top thingy left
 
CIENTISTAS PREVÊM GRANDE CICLO SOLAR
23 de Dezembro de 2006
 

O ciclo solar 24 que se espera tenha um pico por volta de 2010 ou 2011, poderá vir a ser o mais intenso desde que se fazem registos da actividade solar há cerca de 400 anos, segundo o astrónomo solar David Hathaway do Marshall Space Flight Center. Ele e o seu colega Robert Wilson apresentaram esta conclusão na reunião da semana passada da União Geofísica Americana que se realizou em São Francisco, Califórnia.

A sua previsão está baseada em registos históricos das tempestades geomagnéticas.

Hathaway explicou que "quando uma frente de vento solar atinge o campo magnético da Terra, isso provoca deformações ligeiras (pequenos abanões) na forma do campo magnético. Se o campo abanar demasiado temos o que se chama uma tempestade solar." Nos casos mais extremos, estas tempestades podem causar cortes de electricidade e fazer com que as agulhas das bússolas apontem em direcções erradas. As auroras (boreais e austrais) são bonitos efeitos colaterais.

Hathaway e Wilson analisaram os registos da actividade geomagnética durante os últimos 150 anos e segundo Hathaway verificaram que "a quantidade de actividade geomagnética nos diz como é que o ciclo solar vai ser dentro de 6 a 8 anos"

Uma imagem vale mais que mil palavras :

No gráfico acima, a curva a negro representa os ciclos solares, enquanto a curva a vermelho representa os índices geomagnético, particularmente a Variabilidade Interhorária ou IHV. "Estes índices são obtidos a partir de dados de magnetómetros localizados em pontos opostos da superfície da Terra: um na Inglaterra e o outro na Austrália. Os dados de IHV têm sido tirados diariamente desde 1868," disse Hathaway.

Correlacionando o número de manchas solares com o IHV, verificaram que o IHV permite prever a amplitude do ciclo solar com mais de 6 anos de antecedência com um coeficiente de correlação de 94%.

"Não sabemos como funciona," diz Hathaway, pois a Física subjacente é um mistério. "No entanto, parece funcionar."

De acordo com a sua análise, o próximo máximo solar deverá ocorrer por volta de 2010 com número de manchas solares de +160 ou -25. Isto faria deste o ciclo solar e mais intenso dos últimos 50 anos, ou seja, um dos mais intensos da história com registos.

Os astrónomos têm estado a contar manchas solares desde o tempo de Galileu, vendo a actividade solar aumentar e diminuir a cada 11 anos. Curiosamente, os quatro ou cinco ciclos de maior intensidade foram registados nos últimos cinquenta anos. "O ciclo 24 pode ajustar-se a este padrão," disse Hathaway.

Estes resultados são apenas os últimos a sugerir um grande Ciclo 24. No trabalho de Hathaway com Mausumi Dikpati e outros colegas do National Center for Atmospheric Research (NCAR) em Boulder, no Colorado, combinaram observações do Grande Cinturão de Convecção do Sol com um sofisticado modelo computacional do campo magnético interno do Sol para obter uma previsão Física do próximo ciclo solar. Resumidamente, concluíram que vai ser intenso. Esperemos então por 2010.

Links:
Notícias da NASA

Notícias Relacionadas:
O Ciclo Solar (NASA)

 


Erupção de uma protuberância solar.
Crédito: SOHO-EIT Consortium, ESA, NASA


Picos na actividade geomagnética (vermelho) antecedem os máximos solares (preto) com 6 a 8 anos de avanço.
Crédito: NASA


Previsão de Hathaway e Wilson para o ciclo solar 24.
Crédito: Hathaway e Wilson, NASA

 
Top Thingy Right