Top thingy left
 
DESCOBERTA ESTRELA QUASE COM A IDADE DO UNIVERSO
12 de Maio de 2007
 

Que idade podem ter as estrelas mais velhas? Usando o telescópio VLT do ESO, os astrónomos mediram a idade de uma estrela localizada na nossa Galáxia e concluíram tratar-se de um verdadeiro fóssil, com cerca de 13,2 mil milhões de anos, muito próximo dos 13,7 mil milhões de anos que tem o próprio Universo. Esta estrela, HE 1523-0901, nasceu claramente na alvorada do tempo.

"De forma surpreendente, é extremamente difícil datar a idade de uma estrela", explica, Anna Frebel, autora do artigo onde é dada a notícia. "Isso requer a medição de abundâncias muito rigorosas de tório ou urânio, que é um tipo de medição que apenas alguns dos maiores telescópios do mundo, como o VLT, conseguem fazer."

A técnica é análoga à datação com carbono-14 que tem sido utilizada com sucesso na datação arqueológica ao longo dos anos. No entanto, o carbono-14 apenas serve para datações de objectos com idades até poucos milhares de anos. Na Astronomia necessitam-se de escalas de tempo muito mais vastas.

Para o método poder funcionar o isótopo instável escolhido para a datação terá que ter um tempo de meia-vida e uma abundância tais que permitam que a sua abundância varie ao longo do tempo, e em que essa variação permita que existam com uma abundância suficiente para que possa ser medida.

Os dois elementos que apresentam isótopos com características apropriadas para datações à escala cosmológica são o tório e o urânio.

"As medidas actuais restringem-se a objectos que possuem grandes abundâncias de tório e urânio,"diz Norbert Christlieb, co-autor do relatório.

Pela primeira vez a datação envolveu a medição da abundância destes dois elementos associada com a medição de três outros elementos que fazem captura de neutrões: o európio, o ósmio e o irídio.

"Até agora não tinha sido possível obter medidas em nenhuma estrela, mas conseguimos obter seis medidas nesta estrela ", disse Frebel.

Desde que a estrela nasceu estes "relógios" têm pulsado, não sendo afectados pela história turbulenta da Via Láctea. Marcam agora 13,7 mil milhões de anos.

Sendo a idade do Universo 13,7 mil milhões de anos, a estrela formou-se na primeira fase da formação da nossa Galáxia, que se terá começado a formar muito pouco tempo depois do Big Bang.

Links:
ESO (Fonte)

Notícias relacionadas:
SPACE.com

 

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
O relógio cósmico.
Crédito: ESO
(clique na imagem para ver com maior resolução)

Exemplo de fotografia e respectiva legenda
A linha do urânio no espectro de uma estrela muito "velha".
Crédito: ESO

(clique na imagem para ver com maior resolução)

 
Top Thingy Right