O MAIOR TELESCÓPIO DO MUNDO
18 de Julho de 2007

Um grande novo observatório, de nome Grande Telescópio das Canárias, abriu o seu olho ao céu na Sexta-feira passada. Com um espelho principal de 10.4 metros, é efectivamente o maior telescópio do mundo para o visível e infravermelho.

A seguir estão os telescópios gémeos Keck em Mauna Kea, no Hawaii, EUA, que têm espelhos principais com 10 metros de diâmetro.

O Telescópio Hobby-Eberly perto de Fort Davis, Texas, EUA, e o Grande Telescópio Sul-Africano (SALT) perto de Sutherland, África do Sul, têm espelho principais de 11.1 por 9.8 metros, mas devido à maneira como estão construídos, apenas 9.2 metros podem ser usados a qualquer momento para as observações.

O Grande Telescópio das Canárias (GCT) custou 130 milhões de Euros. A maioria desta verba veio do governo Espanhol, com fundos adicionais do México e da Universidade da Flórida, EUA. O grande complexo demorou sete anos a ser construído, durante os quais sofreu vários atrasos devido a mau clima e dificuldades logísticas no transporte do equipamento.

O novo telescópio começou as suas observações-teste na passada Sexta, e espera-se que as observações científicas comecem daqui a um ano.

O observatório está situado no topo de uma montanha na ilha de La Palma, parte das Ilhas Canárias, e pertence ao Observatório de Los Muchachos. Irá usar ópticas adaptivas, nas quais os espelhos mudam de forma de modo a compensar a distorção da luz pela atmosfera.

A grande área de captação de luz do GCT permitirá ao telescópio distinguir-se no estudo de objectos ténues, tais como galáxias jovens do princípio do Universo. Também irá estudar planetas em torno de outras estrelas e buracos negros. Aliás, é devido à combinação da mais avançada tecnologia e do maior espelho óptico e infravermelho que este telescópio será capaz de caracterizar as atmosferas de planetas extrasolares, em vez de ter apenas, como acontece agora, especulações matemáticas sobre como poderão ser os planetas