Top thingy left
 
NASCER-DA-TERRA, PELA KAGUYA
17 de Novembro de 2007
 

A equipa que desenvolveu e lançou a missão japonesa, Kaguya, em torno da Lua, mereceu todo o seu salário nesta foto - uma imagem da Terra em alta-definição, nascendo por cima do horizonte lunar. É tal como a tão conhecida imagem do nascer terrestre da Apollo - só que em alta-definição (para ver a imagem original em 1920x1080 pixeis, clique aqui ou na imagem).

Embora as pessoas tenham imaginado o que é que os astronautas veriam na superfície da Lua, na realidade não é possível. Dado que a Lua está trancada através das forças das marés com a Terra, mostra sempre a mesma face. Se estivéssemos na superfície da Lua, a Terra estaria sempre na mesma posição no céu a todos os momentos. Por isso, não poderíamos ver a Terra nascer na Lua.

Para capturar uma sequência deste género, teremos que estar numa nave espacial, em órbita da Lua, e olhando na direcção da Terra. Assim, à medida que a nave se posiciona correctamente, a Terra parecerá nascer por cima do horizonte. No fundo, é uma espécie de um truque. Mas mesmo assim - que imagem.

E que maneira de pôr tudo aqui na Terra em perspectiva. Tal como Carl Sagan dizia quando falava do "pálido ponto azul" da Terra capturado pela sonda Voyager 1 da NASA. Mas em vez de "ponto", é subsituir por "espectacular imagem HD da Terra".

Links:

Links relacionadas:
Comunicado de imprensa (JAXA)

Vìdeo do nascer-da-Terra
Vídeo do pôr-da-Terra

Kaguya:
Site oficial (JAXA)
Wikipedia

 


Esta imagem foi retirada de um vídeo tirado pela câmara HDTV a bordo da sonda Kaguya, a 7 de Novembro de 2007. Na imagem, a superfície da Lua é perto do pólo Norte, e podem ser observados na Terra a península Arábica e o Oceano Índico.
Crédito: JAXA/NHK
(clique na imagem para ver versão maior)


O pôr-da-Terra, visto em órbita da Lua. Aqui, a superfície da Lua encontra-se perto do pólo Sul, e na Terra consegue-se observar o Continente Australiano (no centro e para baixo), o continente Asiático (canto inferior direito). Nesta imagem, o lado de cima da Terra é o Hemisfério Sul, e por isso a Austrália parece de cabeça para baixo.
Crédito: JAXA/NHK
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right