Top thingy left
 
IMPORTANTES EVENTOS CELESTES EM 2008
12 de Janeiro de 2008
 

Aqui ficam alguns dos mais interessantes eventos celestes que terão lugar este ano. Os eventos que se possam observar de Portugal poderão ter uma maior cobertura por parte do website do Núcleo de Astronomia do Centro Ciência Viva do Algarve, à medida que se aproximem.

1 de Fevereiro - Conjunção Vénus/Júpiter, Parte 1 (observável de Portugal). Esta será a primeira de duas reuniões este ano entre os dois mais brilhantes planetas do nosso céu. Esta ocorrerá no céu antes do amanhecer, baixos a Este-Sudeste e será melhor observada 45 minutos antes do amanhecer. No dia 4 de Fevereiro, uma linda Lua Crescente irá juntar-se aos dois planetas, uma esplêndida ocasião para os observar.

20-21 de Fevereiro - Eclipse lunar total (observável de Portugal). Menos de seis meses depois do eclipse lunar total de Agosto último, temos ainda outro que ocorre durante as horas da madrugada da noite de 20 para 21 de Fevereiro. Este eclipse será visível em praticamente todo o Hemisfério Norte desde os EUA até à Europa, embora nós tenhamos uma boa visão da Lua escura antes de se pôr. A totalidade durará um pouco menos que o normal (50 minutos), à medida que a Lua desliza pela porção mais a Sul da umbra da Terra, talvez levando a uma fase total mais brilhante, realçada por um limbo Sul mais brilhante. A juntar a este espectáculo, o planeta Saturno e a brilhante estrela Régulo (de Leão) estarão perto da lua totalmente eclipsada, formando um triângulo largo.

10 de Maio - Ocultação do enxame do Presépio. A Lua Crescente, com 38% de iluminação, passará em frente do famoso Enxame do Presépio (M44) esta noite, apenas observável no Norte do Continente Americano. É uma linda ocasião para os observar em binóculos e pequenos telescópios. Os membros do enxame desaparecerão por trás do limite escuro da Lua e reaparecerão aproximadamente uma hora depois por trás do limite direito.

21-22 de Maio - Júpiter sem satélites! Quem quer que aponte um pequeno telescópio para o planeta Júpiter irá quase sempre ver alguns ou todos dos famosos 4 satélites de Galileu. Regularmente, pelo menos dois ou três destes satélites serão imediatamente evidentes; por vezes todos os 4. É muito raro quando apenas uma lua está visível e ainda mais raro quando não se conseguem observar. Nesta noite, para partes dos EUA e do Canadá, Júpiter aparecerá sem luas durante cerca de 20 minutos.

30 de Junho - Ocultação do enxame das Plêiades. Infelizmente, nos céus portugueses não veremos mais que uma bela aproximação da Lua a M45 antes do amanhecer de dia 30, mas observadores do Nordeste dos EUA serão capazes de a observar antes do amanhecer. Fornecerá uma bela visão para binóculos e pequenos telescópios.

1 de Agosto - Eclipse total do Sol. Alguém vai para a Sibéria? A partir de Novosibirsk verá o Sol à tarde ser completamente escurecido pela Lua, durante uns 2,3 minutos. A totalidade também será visível a partir do Canadá, partes Oeste da Mongólia e do limite Oeste da Grande Muralha da China.

11-12 de Agosto - Chuva de meteoros Perseídas (observável de Portugal). À primeira vista este não parece um bom ano para se observar a famosa chuva de meteoros, dado que a Lua, quase cheia, estará visível até bem tarde. Mesmo assim, ela põe-se, dia 12, por volta das 2 da manhã, deixando escura o resto da noite para observar estrelas cadentes.

16 de Agosto - Eclipse parcial da Lua (observável de Portugal). Europa, África e Ásia estarão nas melhores posições para observar cerca de 2/5 da Lua ficar embebida na escura sombra umbral da Terra.

19-20 de Setembro - Outra ocultação das Plêiades (observável de Portugal). Uma Lua Minguante ocultará parte de M45 depois da meia-noite de 19 para 20. Outra boa altura para os observar de binóculos e com pequenos telescópios.

1 de Dezembro - Conjunção de Vénus/Júpiter, Parte 2 (observável de Portugal). Este será o segundo encontro dos dois planetas mais brilhantes em 2008, desta vez no céu pouco depois do pôr-do-Sol. E como bónus, a Lua Crescente juntar-se-á, formando um imponente triângulo e mesmo até despertando o interesse de quem normalmente não olha para o céu.

 


Conjunção de 1 de Fevereiro entre Vénus e Júpiter.
Crédito: Miguel Montes, Stellarium


Ocultação parcial de M45 pelas Plêiades, vista de Portugal, a 19-20 de Setembro.
Crédito: Miguel Montes, Stellarium

 
Top Thingy Right