Top thingy left
 
POSSÍVEL IMPACTO EM MARTE RELEMBRA RISCO PARA A TERRA
5 de Janeiro de 2008
 

De acordo com os mais recentes cálculos, um asteróide que viaja na direcção de Marte tem uma probabilidade, entre 28, de colidir com o Planeta Vermelho no dia 30 de Janeiro. A descoberta da rocha apenas um par de meses antes do possível impacto levanta novamente a questão do que aconteceria se, ao invés, estivesse dirigindo-se para a Terra. Os astrónomos dizem que, com tão pouco tempo de aviso, a única opção seria evacuar quaisquer áreas habitadas onde pudesse impactar.

O asteróide, chamado 2007 WD5, foi descoberto a 20 de Novembro através de um telescópio com 1,5 metros, perto de Tucson, Arizona, EUA, que percorre os céus como parte dos esforços da NASA para detectar asteróides com probabilidades de atingir a Terra. Estima-se que tenha 50 metros de diâmetro, o que o põe na mesma classe que o objecto de Tunguska, que explodiu por cima da Sibéria em 1908, arrasando árvores numa área com muitos quilómetros por cima da explosão.

O caso de 2007 WD5 mostra que a Terra é vulnerável a pequenos objectos que podem escapar à detecção até que seja demasiado tarde para os deflectir, diz Don Yeomans, líder do Programa Near Earth Object no JPL da NASA em Pasadena, Califórnia. O Congresso Americano pediu à NASA para encontrar 90% dos asteróides até um tamanho mínimo de 140 metros, mas fazer baixar este limite até aos 50 metros pode tornar-se demasiado caro, diz.

Yeomans estima que a construção de uma nave que pudesse deflectir um asteróide e assim prevenir que atingisse a Terra, demoraria meses ou até anos. Os cientistas estão ainda debatendo o melhor método para deflectir os asteróides, considerando tudo, entre o disparo de lasers até à alteração da sua rota com um "reboque de gravidade".

Mas se um objecto num cenário semelhante ao de 2007 WD5 fosse descoberto a apenas umas semanas de uma colisão potencial com a Terra, não haveria tempo suficiente para organizar uma missão deste calibre. "Aí só nos poderíamos preocupar com a evacuação," disse Yeomans. "Seríamos capazes de prever onde o objecto atingiria a Terra e tentaríamos evacuar as regiões habitadas dentro dessa zona."

Os cálculos iniciais davam ao asteróide 1 chance entre 75 de colidir com Marte no dia 30 de Janeiro de 2008.

Seguidamente, observações adicionais do asteróide a 8 de Novembro foram descobertas em imagens de arquivo do telescópio de 2,5 metros no Observatório de Apache Point perto de Cloudcroft, Novo México, EUA. Como resultado, o Programa Near Earth Object anunciou a 28 de Dezembro que a probabilidade impacto tinha aumentado até 3,9%, ou aproximadamente 1 em 25.

Mas novas observações levadas a cabo entre 29 de Dezembro de 2 Janeiro, usando o telescópio de 2,4 metros no Observatório de Magdalena Ridge no Novo México, refinaram novamente a probabilidade de colisão, diminuindo-a ligeiramente até 3,6%, ou 1 entre 28.

Não é normal para a probabilidade de um impacto aumentar temporariamente com novas observações, apenas diminuir novamente com o maior número de observações. A probabilidade de um impacto com a Terra em 2036 por um asteróide de 250 metros de nome Apophis aumentou de 1 em 5000 até 1 em 37 em 2004, antes de baixar até 1 em 45.000, de acordo com as observações mais recentes.

Normalmente, com mais observações, as hipóteses de impacto desaparecem - que parece ser o cenário mais provável para 2007 WD5, de acordo com Yeomans. O asteróide está diminuindo de brilho à medida que se afasta da Terra, o que o torna mais difícil de observar. Mas os cientistas esperam ainda obter novas medições ao longo do fim-de-semana e da próxima semana.

Além do telescópio de Magdalena Ridge, os cientistas estão também utilizando o telescópio de 2,2 metros em Mauna Kea, Hawaii, que pertence à Universidade do Hawaii e o telescópio de 6,5 metros do Observatório MMT em Mount Hopkins, perto de Tucson, Arizona, EUA.

Links:

Notícias relacionadas:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg - 26/12/07
Núcleo de Astronomia do CCVAlg - 02/01/08
NASA (comunicado de imprensa)
SPACE.com
Discovery Channel
United Press International
AHN

Asteróide 2007 WD5:
Wikipedia
Órbita de 2007 WD5 (SSD)

 


Esta impressão de artista usa uma seta para mostrar o percurso previsto do asteróide a 30 de Janeiro de 2008, e a zona a laranja indica a área que se espera que o asteróide atravesse. Marte pode ou não estar no seu caminho.
Crédito: NASA/JPL
(clique na imagem para ver versão maior)


Imagem individual de uma animação que mostra os possíveis percursos do asteróide 2007 WD5. A 30 de Janeiro de 2008, o asteróide poderá passar por um dos quaisquer pontos a amarelo.
Crédito: NASA/JPL
(clique na imagem para ver a animação em formato Quicktime)

 
Top Thingy Right