QUÍMICA HETEROGÉNEA NA ATMOSFERA DE MARTE
23 de Agosto de 2008

Um novo estudo sugere que as nuvens de água gelada que vagueiam por cima da superfície marciana "comem" algum do ozono da atmosfera de Marte, dando novas pistas aos cientistas sobre o ambiente químico e o clima do vizinho mais próximo da Terra.

Marte tem uma atmosfera relativamente estável de 95% de dióxido de carbono (a atmosfera da Terra tem apenas 0,004% de CO2).

Os cientistas tiveram dificuldade em modelar certos aspectos da atmosfera de Marte e alguns suspeitaram que as reacções entre os gases atmosféricos e as partículas de gelo nas nuvens possam explicar as diferenças entre os seus modelos e as observações de satélite, particularmente as concentrações de ozono.

As nuvens de água gelada na atmosfera da Terra são factores-chave na perda de ozono por cima dos pólos e podem perturbar a química nas camadas de ar por baixo. Como tal, pensam alguns cientistas, nuvens semelhantes em Marte podem afectar os níves de ozono na atmosfera de Marte.

Franck Lefèvre da Universidade Pierre et Marie Curie em Paris e seus colegas, usaram novas observações de ozono a partir da sonda Mars Expresss da ESA, que já orbita o Planeta Vermelho desde 2003, para testar a teoria. Os seus resultados estão detalhados na edição de 21 de Agosto da revista Nature.

Estes incluem reacções ao ozono com químicos destrutivos chamados radicais de hidrogénio nas nuvens de água gelada, que explicaram algumas das inconsistências observadas nos modelos.

Os radicais de hidrogénio são também importantes para a reciclagem do dióxido de carbono na atmosfera marciana, tornando o ozono num pesquisador sensível à química da atmosfera de Marte.

A existência de água gelada subsuperficial nas regiões árticas de Marte foi confirmada pela sonda Phoenix Mars Lander da NASA no dia 31 de Julho.

Artigo científico:

Mars Express:

Phoenix:

O rover Opportunity da NASA capturou esta imagem de uma vasta e poeirenta planície e de nuvens a alta-altitude, enquanto explorava a Cratera Victória.
Crédito: Mars Exploration Rover Mission, Cornell, JPL, NASA, unmannedspaceflight.com