Top thingy left
 
RESISTENTES ROVERS DE NOVO EM MOVIMENTO
8 de Novembro de 2008

 

A chegada da Primavera ao Sul de Marte está a ressuscitar os dois veneráveis rovers da NASA, à medida que o avanço do Outono no ártico norte lentamente congela a Phoenix.

Após hibernar durante o Inverno na fronteira de um planalto com o nome de Home Plate, o rover Spirit subiu para mais alto em Outubro para recolher maior quantidade de energia solar.

No outro lado do planeta, o rover Opportunity, que saíu de uma grande cratera chamada Victória no fim de Agosto, completou o seu primeiro mês de uma viagem de 12 quilómetros até uma cratera ainda maior chamada Endeavour. Espera-se que essa viagem demore mais de dois anos.

Desenhados para durar apenas 90 dias, os dois rovers já sobreviveram quase cinco anos no Planeta Vermelho. Ambos mostram sinais da sua idade, mas Jake Matijevic, chefe de engenharia dos rovers no JPL da NASA em Pasadena, Califórnia, diz que estão em boas condições.

Com os seus painéis solares recolhendo apenas cerca de 240 W/h de energia por dia, o Spirit permaneceu no mesmo sítio até meados de Outubro, registando um panorama de 360º a cores e recolhendo dados científicos. Os seus próximos destinos serão um monte denominado Von Braun e uma pequena cratera chamada Goddard a uns 200, 300 metros de distância.

Desde que começou a mover-se novamente, o Spirit foi capaz de subir encostas até 30º, que mantém boas esperanças de atingir esses alvos. No entanto, duas semanas de movimento não expulsaram a poeira que limita a energia gerada pelos seus painéis solares.

Começará a parte principal da sua viagem após uma interrupção entre as comunicações durante duas semanas, desde 29 de Novembro até 15 de Dezembro, quando o Sol se encontrar entre Marte e a Terra.

Os ventos já sopraram poeira dos painéis solares do Opportunity, por isso estão a gerar mais de 600 W/h de energia por dia e permitem com que o rover se desloque mais rapidamente.

Mas deverá navegar cuidadosamente pelo terreno que inclui dunas macias onde pode ficar encalhado. O rover pode percorrer até 100 metros por hora, mas pode observar o percurso em frente apenas 20 a 30 metros. Isso significa que tem que parar regularmente para estudar o terreno para que os controlares possam escolher um percurso seguro.

Quando Marte passar por trás do Sol, os controladores irão estacionar o Opportunity num local onde possa passar as duas semanas sem comunicações, fazendo medições científicas antes de retomar a sua viagem.

A caminho da Cratera Endeavour, os controladores procurarão tipos interessantes de rocha. Mas porque a paragem para recolha de dados demora entre 5 a 10 dias por rocha, examinarão apenas umas quantas, afirma Matijevic.

Links:

Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
08/08/27 - Rover Opportunity prepara-se para saír de cratera
08/09/24 - Opportunity vai viajar até enorme cratera

Rovers marcianos da NASA:
Página oficial
Wikipedia

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia
Google Mars
Actualização do mês de Novembro de 2008 sobre os rovers da NASA (Youtube)

 


O rover Opportunity começou novamente a mover-se. Dentro em breve, percorrerá a sua maior distância desde que aterrou em Marte. Se tudo correr bem, continuará a enviar postais para a Terra durante muito mais tempo.
Crédito: NASA/JPL-Caltech
(clique na imagem para ver versão maior)


Sem desistir, o rover Spirit começou novamente a mover-se, após mais de oito meses parada.
Crédito: NASA/JPL-Caltech
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right