Top thingy left
 
AIA 2009 - 100 HORAS DE ASTRONOMIA
27 de Fevereiro de 2009

 

As 100 Horas de Astronomia são um projecto global do Ano Internacional da Astronomia 2009. Consiste numa vasta selecção de actividades de divulgação, que incluem observações, palestras, transmissões em directo de observatórios e centros de investigação e muito mais. Para tal contamos com a colaboração de Investigadores, astrónomos amadores, professores, profissionais de planetários e de outros centros de ciência por todo o mundo.

Ininterruptamente durante 100 horas, entre 2 e 5 de Abril, alguém, algures no planeta estará a observar através de um telescópio, numa palestra sobre um tema de astronomia, a ver uma sessão de planetário, ou na Internet a ver como trabalham os investigadores. Será a maior celebração da Astronomia de todos os tempos.

Um dos grandes objectivos das 100 Horas de Astronomia é por o máximo de pessoas possível a observar o céu através de um telescópio, à semelhança do que Galileu Galilei fez há 400 anos atrás.

Este evento irá ocorrer entre 2 e 5 de Abril de 2009, durante a fase de quarto crescente (uma boa fase para observação lunar) e numa altura que Saturno estará também visível durante grande parte da noite. Haverá também uma componente de observação solar.

De entre as actividades das 100 horas, destacam-se as seguintes:

  • 3 de Abril - Webcast 24 horas a partir de Centros de Ciência. Participam neste webcast observatórios/organizações como ALMA (APEX), Arecibo, Calar Alto, Gemini (Norte e Sul), INTEGRAL, ING, Spitzer, Subaru, VLA, VLT, XMM-Newton, entre muitos outros (para já, são 48).
  • 4 de Abril - Astrofesta Global de 24 horas.
  • 5 de Abril - Sun-day/Dia do Sol. À semelhança da "Alvorada do AIA2009", este será o dia por excelência dedicado à nossa estrela, o Sol.

Links:

100 Horas de Astronomia:
Página Oficial (portuguesa)
Registe um evento
Página global

Ano Internacional da Astronomia:
Página portuguesa
Página internacional
Teaser (YouTube)
Outras versões do Teaser

 
Poster da iniciativa global "100 Horas de Astronomia".
Crédito: James White/signalnoite.com/IAU/AIA2009
(clique na imagem para ver versão maior)
 
Top Thingy Right