Top thingy left
 
MÃO CÓSMICA ALCANÇA A LUZ
8 de Abril de 2009

 

Estrelas pequenas, moribundas, mas ainda poderosas denominadas pulsares giram como loucas e iluminam os seus arredores, geralmente com luzes fantasmagóricas. Assim é PSR B1509-58, que há muito tempo atrás colapsou numa esfera com apenas 19 km em diâmetro, após ter ficado sem combustível.

E que estranha cena esta criou.

Numa nova imagem obtida pelo Observatório de Raios-X Chandra da NASA, raios-X altamente energéticos emanando da nebulosa em torno de PSR B1509-58 foram "pintados" de azul para revelar uma estrutura que se assemelha a uma mão alcançando luz cósmica avermelhada e eterna.

A estrela agora gira sete vezes por segundo -- o normal para um pulsar -- libertando energia para o espaço que cria esta paisagem celeste.

Pensa-se que os fortes campos magnéticos, 15 biliões de vezes mais fortes que o campo magnético da Terra, também estejam envolvidos neste processo. A combinação conduz um vento energético de protões e iões para longe da estrela moribunda. À medida que os electrões se movem pela nebulosa magnetizada, esta irradia a sua energia na forma de raios-X.

A luz vermelha é na realidade uma nuvem de gás vizinha, RCW 89, brilhando devido aos dedos da nebulosa PSR B1509-58, acreditam os astrónomos.

A cena, que mede 150 anos-luz, encontra-se a cerca de 17.000 anos-luz de distância, por isso o que vemos agora aconteceu há 17.000 anos atrás, e essa luz está apenas agora a chegar cá à Terra.

Um ano-luz é a distância que a luz viaja num ano, cerca de 10 biliões de quilómetros.

Links:

Notícias relacionadas:
Chandra (comunicado de imprensa)
Universe Today
Spaceflight Now
Science Daily
SPACE.com
National Geographic

Pulsares:
Wikipedia
Catálogo ATNF de Pulsares

Chandra:
Página oficial (Harvard)
Página oficial (NASA)
Wikipedia

 
O vermelho representa raios-X de baixa energia, o intervalo mediano encontra-se no verde, e os mais energéticos são de tons azuis. A estrutura azul parecida a uma mão foi criada por energia expelida da nebulosa em torno da sua estrela PSR B1509-58. As áreas avermelhadas são de uma nuvem gasosa vizinha denominada RCW 89.
Crédito: NASA/CXC/SAO/P. Slane, et al.
(clique na imagem para ver versão maior)
 
Top Thingy Right