Top thingy left
 
ESCOLA DE MOIMENTA DA BEIRA QUER ORGANIZAR MEGA-ENCONTRO DE TELESCÓPIOS
25 de Maio de 2009

 

Alunos da Escola EBS de Moimenta da Beira sonham em bater recordes no Ano Internacional da Astronomia. Em dois dias preparam-se para organizar a maior concentração nacional de telescópios e lançar um rótulo de vinho alusivo às estrelas. O coordenador internacional do AIA2009, o responsável em Portugal pela iniciativa e o presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores são presenças confirmadas nas celebrações

A aldeia de Cabaços, em Moimenta da Beira, prepara-se para receber a maior concentração nacional de telescópios. A ideia partiu do Clube das Ciências da Escola EBS de Moimenta da Beira, que vai também lançar um rótulo de vinho alusivo ao Ano Internacional da Astronomia (AIA2009). As celebrações terão lugar nos dias 30 e 31 de Maio e contarão com a presença do coordenador internacional do AIA 2009, Pedro Russo, com o coordenador nacional da iniciativa, João Fernandes, e com o presidente da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores (APAA), Pedro Ré.

A concentração de telescópios, que pretende ser a maior alguma vez realizada em Portugal, terá lugar no Santuário de São Torcato, às 21h30 do dia 30 de Maio. Guilherme de Almeida, professor no Colégio militar e membro da APAA, será também, a partir das 23 horas, o cicerone de uma visita guiada ao céu.

"Contamos que, pelo menos, se juntem nesta concentração 150 pessoas, mas temos a expectativa que este número será em muito ultrapassado", avança o coordenador do evento, Paulo Sanches, da Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira.

Vindo directamente da Alemanha, o coordenador global do AIA 2009 é uma das presenças confirmadas nas celebrações, que terão início às 15 horas do dia 30 de Maio com uma palestra sobre Galileu proferida pelo coordenador nacional do AIA, João Fernandes.

Às 16h00, é a vez do presidente da APAA, Pedro Ré, explicar aos curiosos a história e os segredos dos telescópios. A tarde de palestras termina com uma conversa com o coordenador global do AIA2009, que estará em Moimenta da Beira para falar da astronomia profissional.

Antes ainda da grande concentração nocturna, e a partir das 17 horas, a Escola EBS acolherá ainda sessões informais de observação do Sol e um espectáculo de teatro e música dinamizado pelos alunos e inspirado em temáticas astronómicas.

Já no dia 31 de Maio às 12 horas, terá lugar uma outra iniciativa inédita do AIA2009, novamente uma cortesia dos alunos de Moimenta da Beira. O Clube das Ciências aliou-se à Cooperativa Agrícola do Távora e à Câmara Municipal de Moimenta da Beira para apresentar oficialmente um novo rótulo de vinho, alusivo ao Ano Internacional da Astronomia. Ao todo, irão ser lançadas cerca de 500 garrafas com o novo rótulo. A apresentação da iniciativa decorre na Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, e contará com uma prova de vinhos, acompanhada pela degustação de alguns produtos regionais.

"Este evento, além de ser uma comemoração do AIA 2009, revela também a nossa preocupação em dar a conhecer mais a Astronomia à comunidade local e proporcionar-lhes a possibilidade de verem e observarem por telescópios de tipos e tamanhos diferentes, que de outra forma dificilmente teria essa oportunidade. Paralelamente também considero este evento como uma forma engraçada de assinalar os 10 anos do Clube das Ciências, do qual sou fundador e coordenador. Será uma iniciativa que ficará na minha memória, na memória dos alunos actuais do Clube das Ciências, na memória de alguns ex-alunos e também de certeza ficará na memória de todos os participantes que se deslocarem a Moimenta da Beira", garante Paulo Sanches.

A organização do evento tem o apoio do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, do Município de Moimenta da Beira, da Cooperativa Agrícola do Távora e de várias entidades locais.

Links:

Fonte:
Ideias Concertadas

Escola de Moimenta da Beira:
Clube de Ciências

 
Alunas de Moimenta da Beira observando manchas solares.
Crédito: Ideias Concertadas
(Clique na imagem para ver maior)
 
Top Thingy Right