Top thingy left
 
OBJECTO COLIDIU COM JÚPITER
22 de Julho de 2009

 

Cientistas descobriram provas que outro objecto bombardeou Júpiter, exactamente 15 anos após os primeiros impactos pelo cometa Shoemaker-Levy 9.

Seguindo uma dica dada por um astrónomo amador, Anthony Wesley da Austrália, que uma nova "cicatriz" escura tinha subitamente aparecido em Júpiter, na manhã de 20 de Julho, cientistas do JPL da NASA em Pasadena, Califórnia, usando o Telescópio Infravermelho em Mauna Kea, Hawaii, recolheram evidências que indicavam um impacto.

As novas imagens no infravermelho mostram que o provável ponto de impacto foi perto da região polar sul, com uma "cicatriz" visivelmente escura e subida de partículas na atmosfera superior detectadas em comprimentos de onda perto do infravermelho, e um aquecimento da troposfera superior com emissões extra de amónia em comprimentos de onda no meio do infravermelho.

"Tivémos muita sorte em observar Júpiter na altura certa e no lado certo de Júpiter, para observar o evento. Não o podíamos ter planeado melhor," disse Glenn Orton, cientista do JPL.

Orton e sua equipa de astrónomos começaram os trabalhos e não têm parado de seguir o planeta. Estão a descarregar dados e a trabalhar para obter mais tempo de observação, neste e noutros telescópios.

Esta imagem foi tirada a 1,65 microns, um comprimento de onda sensível à luz solar reflectida da atmosfera superior de Júpiter, e mostra tanto o centro brilhante da mancha, como os seus detritos para o seu Noroeste (cima e esquerda).

"Pode ter sido o impacto de um cometa, mas não sabemos ainda com certeza," disse Orton. "É incrível, ter acontecido tão perto do aniversário do Shoemaker-Levy 9 e do aniversário da Apollo 11."

O Shoemaker-Levy 9 foi um cometa que foi visto a quebrar-se em muitos fragmentos, antes destes terem colidido com Júpiter em 1994.

Leigh Fletcher, um pós-doutorado da NASA e do JPL, que trabalhou com Orton durante estas últimas observações, afirmou: "dada a raridade destes eventos, é extremamente excitante estar envolvido nestas observações. Estas foram as mais excitantes observações que vi durante os meus cinco anos a observar os planetas exteriores!"

Links:

Notícias relacionadas:
JPL/NASA (comunicado de imprensa)
SPACE.com
Sky & Telescope
Universe Today
Universe Today - 2
Science Daily
Discover
PHYSORG.com
New Scientist
The Register
CNN
Discovery Channel

Júpiter:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia

 


Imagem amadora de Júpiter. A mancha escura no topo do planeta é o local de impacto.
Crédito: Anthony Wesley
(clique na imagem para ver versão maior)


Esta imagem mostra um grande impacto perto do pólo sul de Júpiter, a 20 de Julho de 2009.
Crédito: NASA/JPL/Infrared Telescope Facility
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right