Top thingy left
 
OBSERVE JUNO COM BINÓCULOS
18 de Setembro de 2009

 

Para o final de Setembro, o Sol apontará o seu holofote sobre o asteróide Juno, dando ao pequeno corpo rochoso uma rara oportunidade para realmente brilhar no céu nocturno. Aqueles que têm acesso a um céu escuro, sem poluição, serão capazes de avistar a cor prateada do asteróide, perto do planeta Urano, com um par de binóculos.

"Pode geralmente ser observado com um bom telescópio amador, mas poucas pessoas para além dos astrónomos, têm uma real oportunidade de o observar," disse Don Yeomans, gestor do Programa NEO (Near Earth Object) do JPL da NASA. "Juno estará no seu brilho máximo até 2018."

Pensa-se que Juno, um dos primeiros asteróides a ser descoberto, seja o pai de muitos dos meteoritos que caem na Terra. O asteróide é composto principalmente por duras rochas de silicato, fortes o suficiente para que fragmentos quebrados por colisões possam regularmente sobreviver à viagem através da atmosfera da Terra.

Embora marcado por encontros com outros asteróides, Juno é grande; de facto, é o décimo maior. Mede cerca de 234 km em diâmetro, cerca de 1/15 do diâmetro da Lua.

O asteróide, que orbita o Sol num percurso entre Marte e Júpiter, estará mais brilhante no dia 21 de Setembro, quando viajar em torno da nossa estrela a cerca de 22 km/s. Nessa altura, a sua magnitude aparente será de 7,5, cerca de duas vezes e meia mais brilhante que o normal. O brilho extra vem da sua posição, numa linha directa com o Sol e a sua proximidade com a Terra. (o asteróide ainda estará a cerca de 180 milhões de quilómetros, por isso não há problemas de caír na direcção da Terra.)

Entusiastas do céu com telescópios podem provavelmente observar Juno até ao fim do ano, mas é mais visível com binóculos no fim de Setembro. Por volta de 21 de Setembro, procure Juno perto da meia-noite uns poucos graus Este de Urano e na constelação de Peixes. Será um ponto cinzento no céu, e a cada noite que passa, deslocar-se-á mais para Sudoeste da sua posição anterior. A 25 de Setembro, estará mais perto da constelação de Aquário e a melhor altura para o observar será antes da meia-noite.

Links:

Juno:
Wikipedia
Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica

 


O asteróide Juno foi fotografado em 2003 com um sistema de ópticas especiais acoplado ao Telescópio Hooker no Observatório de Monte Wilson, EUA. Os cientistas do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica que tiraram as imagens usaram vários comprimentos de onda, medido em nanómetros, começando com ciano e indo para o infravermelho.
Crédito: Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica
(clique na imagem para ver versão maior)


Por volta de 21 de Setembro, procure Juno após a meia-noite, uns poucos graus Este do planeta Urano na constelação de Peixes.
Crédito: NASA/JPL
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right