Top thingy left
 
PROJECTO RECORDE DE RADIOASTRONOMIA MEDE O CÉU COM EXTREMA PRECISÃO
18 de Novembro de 2009

 

Astrónomos irão juntar a maior colecção de radiotelescópios do mundo para trabalhar como uma única ferramenta de observação num projecto com o objectivo de melhorar a precisão do quadro de referência que os cientistas usam para medir posições no céu.

Durante 24 horas, começando hoje, 18 de Novembro, e acabando amanhã, Quinta, dia 19, 35 rádiotelescópios localizados em sete continentes irão observar 243 quasares distantes. Os quasares, galáxias com buracos negros supermassivos nos seus núcleos, são pródigos emissores de ondas de rádio, e estão também tão distantes que, apesar dos seus reais movimentos no espaço, parecem estacionários vistos da Terra. Esta falta de movimento aparente torna-os marcos celestes ideais para ancorar um sistema de rede, parecido à latitude e longitude terrestres, usado para marcar as posições dos objectos celestes.

Dados de todos os radiotelescópios serão combinados num todo para funcionarem como um único sistema capaz de medir posições celestes com uma precisão extremamente alta. A técnica usada, denomada VLBI (very long baseline interferometry ou interferometria astronómica), é já usada há décadas, tanto para a pesquisa geodésica como para a astronómica. No entanto, nenhuma prévia observação tinha usado tantos radiotelescópios ou observado tantos objectos numa única sessão. O recorde actual situa-se nos 23 telescópios.

Numa reunião no Brazil no passado mês de Agosto, a União Astronómica Internacional adoptou um novo quadro de referência para as posições celestes que entrará em uso a partir de 1 de Janeiro. Este novo quadro de referência usa um conjunto de 295 quasares para definir posições, tal como as marcas de referência de um perito numa subdivisão suburbana. Mesmo com os 35 radiotelescópios espalhados por todo o mundo, existem algumas falhas na cobertura do céu, e a observação de hoje irá observar 243 desses 295.

Ao observar tantos quasares numa única sessão de observação, podem ser evitados os problemas de ligação de posição de uma sessão de observação para outra, dizem os astrónomos. O resultado será uma grelha de referência muito mais forte e precisa. Irão participar nesta iniciativa telescópios na Ásia, Austrália, Europa, América do Norte, América do Sul, Antártica e no Pacífico.

O melhoramento da grelha celeste permitirá aos astrónomos melhor localizar as posições e medir os movimentos dos objectos no céu. À medida que os astrónomos estudam cada vez mais os objectos usando múltiplos telescópios e em diferentes comprimentos de onda, tal como no visível, no rádio, infravermelho, etc., o melhorado quadro de referência permitirá uma maior e mais precisa sobreposição de diferentes imagens.

Este novo quadro de referência celeste também fortalece um quadro de referência terrestre usado para as medições dos radiotelescópios que contribui para a pesquisa geofísica. As precisas medições geodésicas ajudam os geofísicos a melhor compreender fenómenos como as placas tectónicas, as marés, e os processos que afectam a orientação do nosso planeta no espaço.

A observação com múltiplos telescópios será acompanhada por actividades públicas em conjunto com a celebração do Ano Internacional da Astronomia. Uma página web dedicada à observação será alojada pelo Observatório de Bordeaux, e alguns dos telescópios participantes terão webcams disponíveis para consulta.

Links:

Sessão Astrométrica VLBI (AIA 2009):
Página oficial (Observatório de Bordeaux)
NRAO
IVS

Quasares:
Wikipedia
Quasars and Reshift

Ano Internacional da Astronomia:
Página portuguesa
Página internacional

 


Distribuição geográfica da rede.
Crédito: IVS
(clique na imagem para ver versão maior)


Posição dos quasares em estudo nesta sessão.
Crédito: IVS
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right