CASSINI SOBREVIVE ENCONTRO COM "ESTRELA DA MORTE"
16 de Fevereiro de 2010

No passado dia 13 de Fevereiro, a Cassini passou pela lua de Saturno, Mimas, a uma distância de 9500 km. Mimas é uma das luas interiores de Saturno, com um diâmetro médio de 396 km.

Passou directamente por cima da Herschel, uma cratera cuja criação quase destruíu a lua e que, graças à sua aparência, apelidou Mimas com a alcunha "Estrela da Morte", à semelhança da base do filme "Guerra das Estrelas". A cratera Herschel mede um-terço do diâmetro da lua. As suas paredes têm cerca de 5 km de altura, e partes do chão têm aproximadamente 10 km de profundidade.

A equipa da Cassini colocou à disposição do público em geral imagens não processadas da passagem rasante da Cassini. São as imagens mais detalhadas já obtidas deste satélite.

Esta passagem por Mimas envolveu algum esforço por parte da equipa porque a sonda passou por uma região de poeira e como tal precisava de ter protecção, usando para isso a sua antena de alto-ganho.

A Missão Equinócio da Cassini, da qual o "flyby" por Saturno é apenas uma pequena parte, é um esforço conjunto das agências espaciais americana e europeia. O JPL, em Pasadena, EUA, gere a missão para o Directorado de Missões Científicas da NASA em Washington. A sonda Cassini foi desenhada, desenvolvida e montada no JPL. A equipa de imagem consiste de cientistas dos EUA, Reino Unido, França e Alemanha. O seu centro de operações tem sede no SSI (Space Science Institute) em Boulder, no Colorado.

Mimas:
CICLOPS (imagens não processadas)

A lua de Saturno, Mimas, a 70.000 km de distância.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute

A Herschel, a 35.000 km de distância.

Herschel, a 16.000 km.