Top thingy left
 
MISSÃO WISE ANUNCIA AS SUAS PRIMEIRAS IMAGENS OFICIAIS
19 de Fevereiro de 2010

 

Um elenco diverso de personagens cósmicas foram apresentadas nas primeiras imagens do telescópio WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) que a NASA anunciou na passada Quarta-feira.

Desde que o WISE começou o seu estudo do céu no infravermelho a 14 de Janeiro, o telescópio espacial já enviou mais de um quarto de milhão de imagens não-processadas. Quatro novas imagens, já processadas, são bem representativas dos alvos da missão -- um poeirento cometa, uma nuvem repleta de formação estelar, a grande Galáxia de Andrómeda e um longínquo enxame de centenas de galáxias.

"O WISE está a funcionar soberbamente," afirma Ed Weiler, administrador associado do Directorado de Missões Científicas na sede da NASA em Washington. "Estas primeiras imagens provam que a missão secundária do telescópio, ajudar a seguir asteróides, cometas e outros objectos estelares, será tão importante como a sua missão primária de estudar todo o céu no infravermelho."

Uma imagem mostra a beleza de um cometa chamado "Siding Spring". À medida que o cometa desfila na direcção do Sol, liberta poeira que brilha no infravermelho, a "luz vísivel" do WISE. A cauda do cometa, que se prolonga por 16 milhões de quilómetros, parece-se com uma faixa de tinta vermelha. Uma estrela brilhante aparece por baixo a azul.

"Temos uma autêntica 'loja de doces' oriunda do espaço," afirma Edward (Ned) Wright da UCLA, o investigador principal do WISE. "Cada um de nós tem o seu sabor favorito, e existem todos os tipos de sabores."

Durante o seu estudo, espera-se que a missão descubra talvez dúzias de cometas, incluíndo alguns que viajam em órbitas que os aproximam da Terra. O WISE vai ajudar a desvendar pistas cometárias de como o nosso Sistema Solar se formou.

Outra imagem mostra uma região de formação estelar brilhante chamada NGC 3603, situada a 20.000 anos-luz de distância no braço espiral Carina da nossa Via Láctea. Este berçário estelar contém muitas estrelas recém-nascidas, algumas delas monstruosamente massivas e mais quentes que o Sol. As estrelas quentes aquecem as nuvens de poeira em redor, fazendo com que brilhem em comprimentos de onda infravermelhos.

O WISE irá observar centenas de regiões de formação estelar na nossa Galáxia, ajudando os astrónomos a montar uma imagem de como as estrelas nascem. As observações também vão providenciar uma ligação importante para a compreensão de episódios violentos de formação estelar em galáxias distantes. Dado que NGC 3603 está muito mais perto, os astrónomos vão usá-la como um laboratório para estudar o mesmo tipo de acção que está a ter lugar a milhares de milhões de anos-luz.

Viajando para lá da nossa Via Láctea, a terceira nova imagem mostra o nosso maior vizinho galáctico, a grande galáxia espiral de Andrómeda. Andrómeda é um pouco maior que a nossa Via Láctea e está a aproximadamente 2,5 milhões de anos-luz de distância. A nova imagem salienta o largo campo de visão do WISE -- cobre uma área maior que 100 luas cheias e até mostra outras galáxias mais pequenas perto de Andrómeda, todas pertencendo ao "grupo local" de mais de 50 galáxias. o WISE vai capturar imagens de todo o Grupo Local.

A quarta imagem do WISE vai ainda mais longe, a uma região de centenas de galáxias todas aglomeradas numa única família. Com o nome de enxame da Fornalha, estas galáxias estão a 60 milhões de anos-luz da Terra. As paisagens infravermelhas da missão revelam galáxias activas e estagnadas, fornecendo um censo de dados de uma inteira comunidade galáctica.

"Todas estas imagens contam uma história acerca das nossas origens e do nosso destino," afirma Peter Eisenhardt, cientista do projecto WISE no JPL da NASA em Pasadena, Califórnia. "O WISE vê cometas e asteróides e traça a formação e evolução do nosso Sistema Solar. Nós podemos mapear centenas de sistemas solares moribundos e em formação por toda a nossa Galáxia. Nós podemos ver padrões de formação estelar noutras galáxias, a milhões de anos-luz de distância."

Outros alvos da missão incluem cometas, asteróides e estrelas frias denominadas anãs castanhas. O WISE descobriu o seu primeiro asteróide perto da Terra no dia 12 de Janeiro, e o seu primeiro cometa a 22 de Janeiro. A missão vai estudar o céu inteiro uma vez e meia até Outubro. Nessa altura, o líquido refrigerante necessário para arrefecer os seus instrumentos acabará.

Links:

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
JPL (comunicado de imprensa)
PHYSORG.com
SPACE.com
Universe Today
Spaceflight Now
Wired
The Associated Press
MSNBC
The Register

Cometas:
Wikipedia
Cometography.com

NGC 3603:
SEDS.org
Wikipedia

Galáxia de Andrómeda:
Observe a Galáxia de Andrómeda (Núcleo de Astronomia do CCVAlg)
SEDS.org
Wikipedia

Enxame da Fornalha:
Wikipedia

WISE:
NASA
Universidade de Berkeley
Wikipedia

 


O cometa "Siding Spring" parece rasgar o céu como um super-herói nesta nova imagem infravermelha do telescópio WISE da NASA.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA
(clique na imagem para ver versão maior)


A nuvem de formação estelar NGC 3603, repleta de gás, poeira e estrelas recém-nascidas. A imagem em realce revela o centro da nuvem. Foi obtida no visível com o Hubble.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA
(clique na imagem para ver versão maior)


A gigantesca Galáxia de Andrómeda, também conhecida simplesmente como M31 ou Messier 31, é aqui capturada em completo na nova imagem obtida pelo WISE.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA
(clique na imagem para ver versão maior)


Imagem do enxame da Fornalha, a 60 milhões de anos-luz da Terra, um dos enxames galácticos mais próximos da Via Láctea.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right