MISSÃO WISE ANUNCIA AS SUAS PRIMEIRAS IMAGENS OFICIAIS
19 de Fevereiro de 2010

Um elenco diverso de personagens cósmicas foram apresentadas nas primeiras imagens do telescópio WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) que a NASA anunciou na passada Quarta-feira.

Desde que o WISE começou o seu estudo do céu no infravermelho a 14 de Janeiro, o telescópio espacial já enviou mais de um quarto de milhão de imagens não-processadas. Quatro novas imagens, já processadas, são bem representativas dos alvos da missão -- um poeirento cometa, uma nuvem repleta de formação estelar, a grande Galáxia de Andrómeda e um longínquo enxame de centenas de galáxias.

"O WISE está a funcionar soberbamente," afirma Ed Weiler, administrador associado do Directorado de Missões Científicas na sede da NASA em Washington. "Estas primeiras imagens provam que a missão secundária do telescópio, ajudar a seguir asteróides, cometas e outros objectos estelares, será tão importante como a sua missão primária de estudar todo o céu no infravermelho."

Uma imagem mostra a beleza de um cometa chamado "Siding Spring". À medida que o cometa desfila na direcção do Sol, liberta poeira que brilha no infravermelho, a "luz vísivel" do WISE. A cauda do cometa, que se prolonga por 16 milhões de quilómetros, parece-se com uma faixa de tinta vermelha. Uma estrela brilhante aparece por baixo a azul.

"Temos uma autêntica 'loja de doces' oriunda do espaço," afirma Edward (Ned) Wright da UCLA, o investigador principal do WISE. "Cada um de nós tem o seu sabor favorito, e existem todos os tipos de sabores."

Durante o seu estudo, espera-se que a missão descubra talvez dúzias de cometas, incluíndo alguns que viajam em órbitas que os aproximam da Terra. O WISE vai ajudar a desvendar pistas cometárias de como o nosso Sistema Solar se formou.

Outra imagem mostra uma região de formação estelar brilhante chamada NGC 3603, situada a 20.000 anos-luz de distância no braço espiral Carina da nossa Via Láctea. Este berçário estelar contém muitas estrelas recém-nascidas, algumas delas monstruosamente massivas e mais quentes que o Sol. As estrelas quentes aquecem as nuvens de poeira em redor, fazendo com que brilhem em comprimentos de onda infravermelhos.

O WISE irá observar centenas de regiões de formação estelar na nossa Galáxia, ajudando os astrónomos a montar uma imagem de como as estrelas nascem. As observações também vão providenciar uma ligação importante para a compreensão de episódios violentos de formação estelar em galáxias distantes. Dado que NGC 3603 está muito mais perto, os astrónomos vão usá-la como um laboratório para estudar o mesmo tipo de acção que está a ter lugar a milhares de milhões de anos-luz.

Viajando para lá da nossa Via Láctea, a terceira nova imagem mostra o nosso maior vizinho galáctico, a grande galáxia espiral de Andrómeda. Andrómeda é um pouco maior que a nossa Via Láctea e está a aproximadamente 2,5 milhões de anos-luz de distância. A nova imagem salienta o largo campo de visão do WISE -- cobre uma área maior que 100 luas cheias e até mostra outras galáxias mais pequenas perto de Andrómeda, todas pertencendo ao "grupo local" de mais de 50 galáxias. o WISE vai capturar imagens de todo o Grupo Local.

A quarta imagem do WISE vai ainda mais longe, a uma região de centenas de galáxias todas aglomeradas numa única família. Com o nome de enxame da Fornalha, estas galáxias estão a 60 milhões de anos-luz da Terra. As paisagens infravermelhas da missão revelam galáxias activas e estagnadas, fornecendo um censo de dados de uma inteira comunidade galáctica.

"Todas estas imagens contam uma história acerca das nossas origens e do nosso destino," afirma Peter Eisenhardt, cientista do projecto WISE no JPL da NASA em Pasadena, Califórnia. "O WISE vê cometas e asteróides e traça a formação e evolução do nosso Sistema Solar. Nós podemos mapear centenas de sistemas solares moribundos e em formação por toda a nossa Galáxia. Nós podemos ver padrões de formação estelar noutras galáxias, a milhões de anos-luz de distância."

Outros alvos da missão incluem cometas, asteróides e estrelas frias denominadas anãs castanhas. O WISE descobriu o seu primeiro asteróide perto da Terra no dia 12 de Janeiro, e o seu primeiro cometa a 22 de Janeiro. A missão vai estudar o céu inteiro uma vez e meia até Outubro. Nessa altura, o líquido refrigerante necessário para arrefecer os seus instrumentos acabará.