Top thingy left
 
NOVOS RESULTADOS DA MISSÃO STARDUST PINTAM IMAGEM CAÓTICA DO JOVEM SISTEMA SOLAR
2 de Março de 2010

 

Embora se pense que os cometas sejam dos corpos mais antigos e primitivos no Sistema Solar, novas investigações do Cometa Wild 2 indicam que material do Sistema Solar interior foi transportado até à região de formação cometária pelo menos 1,7 milhões de anos após a formação dos sólidos mais antigos do Sistema Solar.

A pesquisa, por cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore e colegas, providencia a primeira restrição da idade do material cometária de um cometa conhecido. Os achados foram publicados na edição de 25 de Fevereiro da revista Science Express.

A missão Stardust da NASA ao Cometa Wild 2, lançada em 1999, foi desenhada em torno do pressuposto que os cometas preservam restos pristinos de materiais que ajudaram a formar o Sistema Solar. Em 2006, a Stardust enviou de volta as primeiras amostras de um cometa.

Embora se esperasse que a missão fornecesse um olhar único sobre o começo do Sistema Solar ao enviar amostras, grãos amorfos do meio interestelar e verdadeira poeira estelar (grãos cristalinos originários de estrelas distantes), os resultados iniciais pintaram uma imagem diferente. Ao invés, os materiais cometários consistiram de materiais de alta-temperatura, incluíndo inclusões ricas em cálcio-alumínio (CAI em inglês), os objectos mais antigos formados na nebulosa solar. Estes objectos formam-se nas regiões interiores da nebulosa solar e são comuns em meteoritos.

A presença de CAIs no cometa Wild 2 indica que a formação do Sistema Solar incluíu misturas em distâncias radiais muito maiores do que as reconhecidas pelos cientistas nos passado.

"O material do Sistema Solar interior no Wild 2 sublinha a importância do transporte radial do material a grandes distâncias na antiga nebulosa solar," afirma a autora principal do estudo, Jennifer Matzel, do laboratório do Instituto de Geofísica e Ciência Planetária e do Instituto Glenn T. Seaborg. "Estes achados também levantam importantes questões no que toca à escala de tempo da formação dos cometas e à relação entre o Wild 2 e outros objectos da nebulosa solar primitiva." As análises mostraram que os materiais do Sistema Solar interior formaram-se 1,7 milhões de anos depois do começo da formação das CAI.

Links:

Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
17 de Janeiro de 2006 - Pedaços de cometa aterram com sucesso na Terra
24 de Janeiro de 2006 - Cientistas abrem cápsula da Stardust
30 de Janeiro de 2008 - Cometa Wild 2 mais parecido com asteróides
14 de Janeiro de 2009 - Stardust regressa novamente a casa
19 de Agosto de 2009 - Aminoácido descoberto em amostras de cometa

Notícias relacionadas:
Lawrence Livermore National Laboratory (comunicado de imprensa)
Science (requer subscrição)
Universe Today
Astrobiology Web
SPACE.com
PHYSORG.com
Scientific American
Discover

Stardust:
Página da NASA
Wikipedia

Cometa Wild 2:
NASA
Wikipedia

 


Imagem da secção analisada neste estudo, que mostra minerais rodeados pelo aerogel comprimido.
Crédito: Laboratório Nacional Lawrence Livermore
(clique na imagem para ver versão maior)


Mapa mineral em cores falsas sobreposto numa montagem de imagens obtidas pelo instrumento TEM (Transmission Electron Microscope).
Crédito: Laboratório Nacional Lawrence Livermore
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right