HERSCHEL DETECTA ÁGUA ABUNDANTE EM DISCO DE FORMAÇÃO PLANETÁRIA
21 de Outubro de 2011

O observatório espacial Herschel da ESA descobriu evidências de vapor de água libertado de gelo em grãos de poeira no disco em torno de uma estrela jovem, revelando um reservatório escondido de gelo com o tamanho de milhares de oceanos.

TW Hydrae, uma estrela com 5 a 10 milhões de anos, e a apenas 176 anos-luz de distância, encontra-se no seu estágio final de formação e está rodeada por um disco de poeira e gás que poderá condensar-se para formar um conjunto completo de planetas.

Acredita-se que uma grande proporção da água da Terra pode ter vindo de cometas gelados que bombardearam o nosso mundo durante e após a sua formação. Estudos recentes do cometa 103P/Hartley 2 com o Herschel desvendaram novas evidências de como a água pode ter vindo parar à Terra, graças à sua descoberta do primeiro cometa com água parecida à da Terra. Até agora, no entanto, quase nada se sabia acerca dos reservatórios nos discos de formação planetária em torno de outras estrelas.

Esta nova detecção é a primeira do seu género e foi possível graças ao instrumento HIFI a bordo do Herschel. Acredita-se que a assinatura tantalizante do vapor de água seja produzida quando o gelo cobre os grãos de poeira e é aquecido pela radiação UV interestelar e foi detectada por todo o disco em torno de TW Hydrae. Embora mais fraca que o esperado, esta assinatura aponta para um reservatório substancial de gelo. Este poderá ser uma rica de fonte de água para quaisquer planetas que se formem em torno desta jovem estrela.

"A detecção de água colada a grãos de poeira no disco seria similar a eventos na evolução do nosso próprio Sistema Solar, onde ao longo de milhões de anos, grãos de poeira parecidos coalesceram para formar cometas," afirma Michiel HogerHeijde da Universidade Leiden nos Países Baixes, que liderou o estudo. "Acreditamos que estes cometas se tenham tornado numa grande fonte de água para os planetas."

Os cientistas fizeram simulações detalhadas, combinando os novos dados com observações terrestres anteriores e outras do telescópio Spitzer da NASA. A partir daqui, calcularam o tamanho dos reservatórios de gelo nas regiões de formação planetária. Os seus resultados mostram que a quantidade total de água no disco em torno de TW Hydrae é equivalente a vários milhares de oceanos terrestres.

"Já temos tempo aprovado no Herschel para estudar mais regiões de formação planetária em torno de outras três estrelas," afirma o Dr. Hogerheijde. "Nós acreditamos que essas estrelas terão resultados semelhantes em termos de detecção de água, mas dado que as nossas próximas observações serão de objectos três vezes mais distantes, precisaremos de muitas mais horas de observação."

Esta pesquisa levou a inovações na compreensão do papel da água em discos de formação planetária e proporciona aos cientistas um novo campo de testes para compreender como a água chegou ao nosso planeta. "Com o Herschel podemos seguir o rasto da água através de todos os passos da formação estelar e planetária," comenta Göran Pilbratt, cientista do projecto Herschel da ESA. "Estamos a seguir o 'material bruto' da formação planetária, que é fundamental para o nosso conhecimento de como os sistemas planetários, incluindo o nosso próprio Sistema Solar, foram formados."