Top thingy left
 
ADIRA AO PROGRAMA "GLOBE AT NIGHT"
20 de Janeiro de 2012

 

É fã de Ciência? Gosta de participar em projectos que ajudem os investigadores e possivelmente o ambiente? O "GLOBE at Night" é um projecto destes! Ao fazer observações a olho nu do céu nocturno na sua área, pode ajudar num esforço global para estudar os efeitos da poluição luminosa.

O programa "GLOBE at Night" é uma campanha internacional dedicada ao público em geral desenhada para sensibilizar a opinião pública acerca do impacto da poluição luminosa nos nossos céus nocturnos. Fá-lo ao convidar os cidadãos a medir o brilho do céu nocturno e a submeter as suas observações para um website a partir de um computador ou telemóvel.

A poluição luminosa não ameaça só as observações astronómicas, também afecta o consumo energético, a vida animal e a saúde. Ao longo dos últimos seis anos, o programa "GLOBE at Night" tem envolvido cidadãos de 115 países e milhares de observações.

Este ano, existem quatro janelas de oportunidade: 14-23 de Janeiro, 12-21 de Fevereiro, 13-22 de Março e 11-20 de Abril. Entre Janeiro e Março, será usada a constelação de Orionte. Para Abril, serão usadas as constelações de Leão para o Hemisfério Norte e Cruzeiro do Sul para o Hemisfério Sul.

A participação no "GLOBE at Night" requer apenas cinco pequenos passos:

1) Descubra a sua latitude e longitude;

2) Descubra Orionte, Leão ou Cruzeiro do Sul (para o Hemisfério Sul) mais de uma hora depois do pôr-do-Sol.

3) Faça coincidir o seu céu nocturno com um dos mapas de magnitude disponíveis.

4) Registe a sua observação.

5) Compare a sua observação com as milhares espalhadas por todo o mundo.

Pode também usar o processo de registo web. O site do programa é fácil de usar, compreensivo e contém muitas informações. A base de dados pode ser usada para comparar com outras bases de dados, como por exemplo como a poluição luminosa afecta os hábitos dos morcegos.

Links:

GLOBE at Night:
Página principal
Kit de Actividades para Professores: Orionte (PDF em português)
Kit de Actividades para Professores: Leão (PDF em português)
Kit de Actividades para Professores: Cruzeiro do Sul (PDF em português)

 


Crédito: GLOBE at Night/NOAO
(clique na imagem para ver versão em formato PDF)


A constelação de Orionte, a 40º N.
Crédito: Dennis L. Ward, UCAR
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right