Top thingy left
 
CURIOSITY COMEÇA VIAGEM PARA ESTE
31 de Agosto de 2012

 

O rover Curiosity da NASA começou a afastar-se da sua zona de aterragem, numa viagem até um destino científico a cerca de 400 metros de distância, onde poderá começar a usar a sua broca.

O rover percorreu 16 metros na Terça-feira, o seu 22.º dia marciano após a aterragem. Esta terceira condução foi mais longa que as primeiras duas combinadas. Os movimentos anteriores testaram o sistema de mobilidade e colocaram o rover em posição para examinar uma área vasculhada pela pluma de jacto de um dos motores do "guindaste espacial" que colocou o rover no chão.

"Esta deslocação marca o início real da viagem na direcção do nosso primeiro destino principal, Glenelg, e é bom ver algum solo marciano nas nossas rodas," afirma Arthur Amador, gestor da missão no JPL da NASA em Padadena, Califórnia, EUA. "A condução correu lindamente, tal como tínhamos planeado."

Glenelg é um local onde três tipos de terreno se interceptam. A equipa científica do Curiosity escolheu-o como provável local para encontrar o primeiro alvo rochoso para perfurar e analisar.

"Estamos a caminho, embora ainda faltem muitas semanas até chegarmos a Glenelg," afirma John Grotzinger, cientista do projecto Curiosity do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. "Contamos parar por apenas um dia no local que alcançámos, mas durante a próxima semana ou na seguinte vamos fazer uma paragem maior."

Durante essa maior paragem num local ainda por determinar, o Curiosity irá testar o seu braço robótico e os instrumentos de contacto na ponta do mesmo. No local alcançado Terça-feira, o rover recolheu uma série de imagens com a Mastcam orientadas para o destino final do veículo, a baixa encosta do vizinho Monte Sharp. Um mosaico de imagens do local será usado, bem como as imagens da montanha capturadas no local de aterragem, "Bradbury Landing". Este par em stereo capturado com 10 metros de distância irá providenciar mais informações tridimensionais acerca das características distantes e possivelmente de percursos de navegação.

O Curiosity vai na sua terceira semana da missão principal em Marte, com a duração de dois anos. Vai usar 10 instrumentos científicos para determinar se a área seleccionada para estudo já teve condições ambientais favoráveis para a vida microbiana.

Links:

Cobertura da missão do rover Curiosity pelo CCVAlg:
28/08/2012 - Curiosity envia incrível imagem em alta-resolução do Monte Sharp
21/08/2012 - Laser e braço do Curiosity passam primeiros testes
10/08/2012 - Curiosity envia 1.º panorama a cores
07/08/2012 - Curiosity aterra em Marte!
03/08/2012 - Rover Curiosity: tudo ou nada
31/07/2012 - Aterragem de rover marciano segue grande tradição dramática com 40 anos
17/07/2012 - Rover Curiosity a caminho da aterragem no início de Agosto
20/12/2011 - Rover marciano da NASA começa pesquisa no espaço
25/11/2011 - Como é que o Curiosity vai para Marte? Com muito cuidado
22/11/2011 - Mega-rover pronto para pesquisar sinais de vida em Marte
05/07/2011 - Rover Curiosity poderá subir monte com altura do Kilimanjaro

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
SPACE.com
Universe Today
Astronomy
Mars Daily
PHYSORG
Scientific American
Discovery News

Rover Curiosity (MSL):
NASA
NASA - 2 
NASA - 3
Wikipedia
A Ciência do Curiosity (YouTube) 
Química em Marte: a missão do Curiosity (YouTube)

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia


comments powered by Disqus
 


A 28 de Agosto de 2012, durante o 22.º dia marciano, ou sol, após aterrar em Marte, o rover Curiosity percorreu 16 metros para Este, o movimento mais longo da missão até agora.
Crédito: NASA/JPL-Caltech
(clique na imagem para ver versão maior)


Solo pegado à roda do meio e à roda traseira do rover Curiosity.
Crédito: NASA/JPL-Caltech
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right