ROVER CURIOSITY APONTA ARMAS PARA ROCHA INVULGAR NA SUA VIAGEM
21 de Setembro de 2012

O rover Curiosity chegou a uma rocha com o tamanho de uma bola de futebol, que será o primeiro alvo de estudo do seu braço robótico.

O Curiosity está a cerca de 2,5 metros da rocha. Está situado a metade do caminho entre o local de aterragem do rover, Bradbury Landing, e um local chamado Glenelg. Nos próximos dias, a equipa planeia tocar na rocha com um espectrómetro para determinar a sua composição e usar uma câmara acoplada ao braço para obter fotografias de perto.

Tanto o instrumento APXS (Alpha-Particle X-ray Spectrometer) no braço como o laser ChemCam no mastro serão usados para identificar os elementos na rocha. Isto permitirá o cruzamento dos dados obtidos pelos dois instrumentos.

A rocha foi apelidada de "Jake Matijevic". Jacob Matijevic foi o engenheiro-chefe dos sistemas de operações à superfície para o MSL e para o projecto do rover Curiosity. Faleceu a 20 de Agosto, tinha 64 anos. Matijevic foi também um engenheiro líder de todos os anteriores rovers da NASA: Sojourner, Spirit e Opportunity.

O Curiosity já viajou agora seis dias seguidos. As distâncias diárias variam entre os 22 e 37 metros. "Este robot foi construído para viajar, e a equipa está realmente ficando com um bom ritmo de condução, dia após dia, quando é essa a prioridade," afirma Richard Cook, gestor do projecto MSL no JPL da NASA em Pasadena, Califórnia.

A equipa pretende escolher uma rocha na área de Glenelg para o primeiro uso da capacidade do rover em analisar pó perfurado obtido do interior de rochas. Três tipos de terreno cruzam-se na área de Gleneg -- um com tom mais claro, outro mais craterado e o tipo de terreno que o Curiosity está agora a atravessar. A área mais clara é de especial interesse porque retém o calor do dia pela noite dentro, sugerindo uma composição invulgar.

"Como estamos chegando mais perto da área clara, vemos faixas escuras e finas de origem desconhecida," afirma John Grotzinger, cientista do projecto MSL do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. "A diversidade de pequena-escala é cada vez mais evidente à medida que nos aproximamos, proporcionando mais alvos potenciais para investigação."

Os cientistas estão usando a MastCam para encontrar potenciais alvos no solo. Recentes novas imagens obtidas pelas câmaras do rover revelam estrias escuras em rochas na área de Glenelg que têm fomentado o interesse dos investigadores na área. Além de capturar imagens da superfície, a câmara também tem estado ocupada a olhar para o céu.

Em dois dias recentes, o Curiosity apontou a MastCam para o Sol e registou imagens das duas luas de Marte, Phobos e Deimos, passando em frente do Sol a partir do ponto de vista do robot. Os resultados destas observações dos trânsitos fazem parte de um estudo a longo-prazo de alterações nas órbitas das luas. Os rovers gémeos da NASA, o Spirit e Opportunity, que chegaram a Marte em 2004, também observaram trânsitos solares das luas de Marte. O Opportunity também terá outra oportunidade esta semana.

"Phobos está numa órbita que se aproxima muito lentamente de Marte, e Deimos está numa órbita que se afasta muito lentamente de Marte," afirma Mark Lemmon, co-investigador científico do Curiosity, da Universidade A&M do Texas em College Station. "Estas observações ajudam-nos a reduzir a incerteza nos cálculos das mudanças."

Nas observações de Phobos pelo Curiosity esta semana, o momento em que a borda da lua começou a sobrepor-se ao disco do Sol foi previsível com apenas segundos de diferença. A incerteza no momento exacto deve-se ao interior de Marte não ser totalmente compreendido.

Phobos provoca pequenas alterações à forma de Marte, da mesma maneira que a Lua da Terra levanta marés. As alterações na forma de Marte dependem do interior marciano que, por sua vez, levam à deterioração da órbita de Phobos. A cronometragem mais precisa da mudança orbital fornece informações sobre a estrutura interior de Marte.

Durante a missão principal de dois anos do Curiosity, os investigadores vão usar 10 instrumentos científicos para avaliar se o local seleccionado dentro da Cratera Gale já ofereceu condições ambientais favoráveis para a vida microbiana.

Cobertura da missão do rover Curiosity pelo CCVAlg:
07/09/2012 - Rover Curiosity começa actividades com o seu braço robótico
31/08/2012 - Curiosity começa viagem para Este
28/08/2012 - Curiosity envia incrível imagem em alta-resolução do Monte Sharp
21/08/2012 - Laser e braço do Curiosity passam primeiros testes
10/08/2012 - Curiosity envia 1.º panorama a cores
07/08/2012 - Curiosity aterra em Marte!
03/08/2012 - Rover Curiosity: tudo ou nada