Top thingy left
 
ROVER CURIOSITY COMEÇA ACTIVIDADES COM O SEU BRAÇO ROBÓTICO
7 de Setembro de 2012

 

Após viajar mais do que o comprimento de um campo de futebol desde a sua aterragem, o rover Curiosity da NASA vai passar alguns dias preparando-se para a plena utilização das ferramentas no seu braço robótico.

O Curiosity estendeu o seu braço robótico na Quarta-feira, no primeiro de seis a 10 dias consecutivos de actividades planeadas para testar o braço de 2,1 metros e as ferramentas que manipula.

"O braço vai passar por uma série de movimentos e vai ser colocado em importantes "pontos de ensino" que foram estabelecidos durante os testes na Terra, tais como as posições para a colocação de amostras nas portas dos instrumentos analíticos," afirma Daniel Limonadi do JPL da NASA em Pasadena, no estado americano da Califórnia, engenheiro do sistema científico de amostras do Curiosity. "Estas actividades são importantes para termos um melhor conhecimento de como o braço funciona depois da longa viagem até Marte e em diferentes temperaturas e gravidade marcianas, em comparação com os testes na Terra."

Desde que a nave MSL (Mars Science Laboratory) colocou o Curiosity dentro da Cratera Gale no dia 6 de Agosto, o rover percorreu um total de 109 metros. Os movimentos levaram-no até aproximadamente um-quarto da distância entre o seu local de aterragem, com o nome de Bradbury Landing, até ao local seleccionado como o primeiro grande destino científico da missão, Glenelg.

"Nós sabíamos que em certo ponto precisávamos de parar durante cerca de uma semana para fazer estas actividades," afirma Michael Watkins do JPL, gestor da missão do Curiosity. "Para fazer estes testes, precisamos de girar o rover num ângulo específico em relação ao Sol e ao chão plano. Conseguíamos ver, antes desta última viagem, que este parecia o local ideal para começar estas actividades."

O trabalho nesta localização actual vai preparar o Curiosity e a equipa científica para usar o braço e para colocar dois dos instrumentos científicos em alvos rochosos e no solo. Em adição, as actividades representam os primeiros passos na preparação de recolha de amostras, perfuração de rochas, processamento de amostras recolhidas e colocação das mesmas nos instrumentos analíticos.

Os testes incluem o uso do MAHLI (Mars Hand Lens Imager) para observar o seu alvo de calibração e o espectrómetro canadiano APXS (Alpha Particle X-ray Spectrometer) para ler que elementos químicos estão presentes no alvo de calibração do instrumento.

"Estamos ainda a aprender como usar o rover. É uma máquina muito complexa -- a curva de aprendizagem é inclinada," afirma Joy Crisp do JPL, cientista do projecto MSL, que construiu e opera o Curiosity.

Após a conclusão das actividades de caracterização no local actual, o Curiosity irá viajar durante algumas semanas para Este na direcção de Glenelg. A equipa científica seleccionou esta área como um bom alvo para as primeiras análises do Curiosity no que toca às amostras recolhidas graças à broca que perfura a rocha.

O Curiosity vai no seu primeiro mês da missão principal, com a duração de dois anos. Vai usar os seus 10 instrumentos científicos para determinar se a área seleccionada para estudo já proporcionou condições ambientais favoráveis para a vida microbiana.

Links:

Cobertura da missão do rover Curiosity pelo CCVAlg:
31/08/2012 - Curiosity começa viagem para Este
28/08/2012 - Curiosity envia incrível imagem em alta-resolução do Monte Sharp
21/08/2012 - Laser e braço do Curiosity passam primeiros testes
10/08/2012 - Curiosity envia 1.º panorama a cores
07/08/2012 - Curiosity aterra em Marte!
03/08/2012 - Rover Curiosity: tudo ou nada
31/07/2012 - Aterragem de rover marciano segue grande tradição dramática com 40 anos
17/07/2012 - Rover Curiosity a caminho da aterragem no início de Agosto
20/12/2011 - Rover marciano da NASA começa pesquisa no espaço
25/11/2011 - Como é que o Curiosity vai para Marte? Com muito cuidado
22/11/2011 - Mega-rover pronto para pesquisar sinais de vida em Marte
05/07/2011 - Rover Curiosity poderá subir monte com altura do Kilimanjaro

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
Universe Today
PHYSORG
SPACE.com

Rover Curiosity (MSL):
NASA
NASA - 2 
NASA - 3
Wikipedia
A Ciência do Curiosity (YouTube) 
Química em Marte: a missão do Curiosity (YouTube)

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia


comments powered by Disqus

 


O olho esquerdo da Mastcam a bordo do Curiosity capturou esta imagem da câmara no braço robótico do rover, o MAHLI (Mars Hand Lens Imager), durante o 30.º dia marciano, ou sol, da missão (5 de Setembro).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS
(clique na imagem para ver versão maior)


Esta cena mostra as redondezas do local onde o Curiosity vai fazer os testes do seu braço robótico. Na imagem podem ser vistas as marcas das rodas do rover.
Crédito: NASA/JPL-Caltech
(clique na imagem para ver versão maior)


Este mapa mostra o caminho percorrido pelo Curiosity até ao 29.º dia marciano, ou sol, da missão (4 de Setembro).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Univ. do Arizona
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right