AMADORES DESCOBREM PLANETA EM SISTEMA QUÁDRUPLO
16 de Outubro de 2012

A descoberta de planetas continua a crescer para além do domínio dos astrónomos profissionais. Um esforço conjunto de astrónomos amadores e cientistas levou ao primeiro caso de um planeta orbitando uma estrela dupla que, por sua vez, é orbitado por um segundo par de estrelas distantes.

Ajudado por cientistas voluntários que utilizam o site Planethunters.org, uma equipa internacional de astrónomos liderada pela Universidade de Yale identificou e confirmou a descoberta do fenómeno, chamado de planeta circumbinário num sistema de quatro estrelas. Apenas seis planetas são conhecidos a orbitar duas estrelas, mas nenhuma delas é orbitada por um binário distante.

Chamado PH1, o planeta foi identificado por cientistas cidadãos participantes do programa Planet Hunters, que pede com que o público analise dados astronómicos do Observatório Kepler da NASA em busca de sinais de planetas que transitem estrelas distantes.

"Eu celebro esta descoberta como um marco para a equipa do Planet Hunters: a descoberta do seu primeiro exoplaneta escondido em dados do Kepler. Eu celebro esta descoberta pelo "factor-uau" de um planeta num sistema quádruplo," afirma Natalie Batalha, cientista do Kepler no Centro de Pesquisa Ames da NASA, em Moffett Field, no estado americano da Califórnia. "Mais importante, celebro esta descoberta como fruto de uma exemplar cooperação humana - cooperação entre cientistas e cidadãos que dão de si mesmos por amor às estrelas, ao conhecimento e à exploração."

Um pouco maior que Neptuno e provavelmente um gigante gasoso, PH1 orbita as suas estrelas a cada 137 dias. Para lá da órbita do planeta, a aproximadamente 900 vezes a distância entre a Terra e o Sol, um segundo par de estrelas orbita o sistema planetário.

O artigo científico foi submetido à revista Astrophysical Journal e foi apresentado na reunião anual da Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronómica Americana em Reno.