Top thingy left
 
ROVER CHINÊS PODE TER SIDO VÍTIMA DA POEIRA LUNAR
28 de Janeiro de 2014

 

Um "coelho" valente na Lua pode ter tido um fim prematuro. A agência de notícias do estado chinês sugere que o rover Yutu - ou "coelho de Jade" - parou de funcionar apenas seis semanas após o início da sua missão de três meses.

O "lander" chinês Chang'e-3 aterrou na Lua no passado dia 14 de Dezembro e libertou o rover Yutu cerca de 7 horas depois. Ambas as máquinas entraram com sucesso no modo de hibernação durante a sua primeira noite lunar. Na Lua, as noites duram metade de um mês terrestre e as temperaturas à superfície descem de mais ou menos 90º C para -180º C.

A segunda noite lunar chegou no Sábado, e embora o "lander" esteja novamente hibernando, o Yutu parece ter falhado. A agência Xinhua anunciou que o rover sofreu uma falha de controlo mecânico devido à "complicada superfície lunar". A Administração Estatal da China para a Ciência, Tecnologia e Indústria não forneceu detalhes adicionais.

Durante a noite lunar, as partes móveis mais críticas do Yutu são o seu mastro e os painéis solares. Quando as temperaturas mergulham, o mastro está desenhado para dobrar para baixo e proteger instrumentos delicados, que podem então ser aquecidos por uma fonte radioactiva de calor. O Yutu também precisa de colocar o painel solar num ângulo direccionado para um ponto onde o Sol nasce e sobe em ordem a manter os níveis de energia. Uma falha mecânica nestes sistemas pode deixar o rover exposto ao frio e à escuridão.

Quanto ao que provocou o mau funcionamento, o suspeito principal é a abrasiva poeira lunar. O solo lunar é triturado por impactos de micrometeoróides num pó vítreo que pode ficar carregado à medida que é bombardeado por partículas solares. Durante o programa Apollo estes grãos afiados desgastaram os fatos dos astronautas, arranharam espelhos usados para as experiências laser e sobreaqueceram os "jipes" lunares.

Os engenheiros da equipa podem tomar medidas para evitar a entrada de poeira dentro destes sistemas importantes. A poeira lunar pode ser carregada electrostaticamente e pode agarrar-se a partes sensíveis. A mudança brusca de temperatura quando a Lua passa do dia para a noite pode também colocar um enorme stress sobre os sistemas mecânicos e pode danificar as peças móveis do rover.

Não é possível comunicar com o rover durante a noite lunar, por isso os controladores da missão terão que esperar até 8 de Fevereiro para determinar a extensão dos danos.

Links:

Notícias relacionadas:
Universe Today
SPACE.com
New Scientist
The Planetary Society
PHYSORG
Discover
redOrbit
Space Daily
BBC News
RT
Xinhua
Diário Digital
Jornal de Notícias
Público

Chang'e 3 e Yutu:
SPACEFLIGHT101
CNTV
Chang'e 3 (Wikipedia)
Yutu (Wikipedia)

Lua:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia


comments powered by Disqus

 


Retrato do rover lunar Yutu obtido pelo "lander" Chang'e 3 no dia 15 de Dezembro de 2013.
Crédito: Academia chinesa de Ciências
(clique na imagem para ver versão maior)


Primeiro panorama obtido pelo Chang'e 3. Mostra a paisagem lunar em torno do "lander", o rover Yutu e as suas marcas deixadas no solo.
Crédito: CNSA/Chinanews/Ken Kremer/Marco Di Lorenzo - kenkremer.com
(clique na imagem para ver versão maior)

 
Top Thingy Right