Top thingy left
 
BEAGLE-2 ENCONTRADO EM MARTE
20 de Janeiro de 2015

 

O módulo britânico de aterragem, Beagle-2, que "apanhou boleia" da missão Mars Express da ESA e que tem estado perdido em Marte desde 2003, foi encontrado em fotos obtidas por uma sonda marciana da NASA.

O Beagle-2 foi lançado pela sua nave-mãe no dia 19 de dezembro de 2003 e tinha aterragem prevista para seis dias depois. Mas o "lander" não se fez ouvir após a aterragem planeada e as buscas da Mars Express e da Mars Odyssey (NASA) revelaram-se infrutíferas.

Agora, mais de uma década depois, o módulo de aterragem foi identificado em imagens de alta-resolução obtidas pela MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) da NASA. Consegue-se discernir que o Beagle-2 está parcialmente implementado à superfície, o que significa que a sequência de entrada, descida e aterragem funcionou e que de fato aterrou com sucesso em Marte no dia de Natal de 2003.

"Estamos muito felizes por saber que o Beagle-2 pousou em Marte. A dedicação das várias equipas no estudo das imagens de alta-resolução a fim de encontrar o 'lander' é inspiradora," afirma Alvaro Giménez, diretor de Ciência e Exploração Robótica da ESA.

"Não saber o que tinha acontecido ao Beagle-2 permanecia uma preocupação irritante. Sabemos, agora, que o Beagle-2 desceu e pousou à superfície e isso é uma excelente notícia," comenta Rudolf Schmidt, na altura gestor do projeto Mars Express da ESA.

As imagens de alta-resolução foram inicialmente estudadas por Michael Croon, que já pertenceu à equipa de operações da Mars Express no Centro de Operações Espaciais da ESA, ESOC, em Darmstadt, na Alemanha, trabalhando em paralelo com membros das equipas industriais e científicas do Beagle-2.

O pequeno tamanho do Beagle-2 - menos de 2 metros quando totalmente implantado - significou um esforço meticuloso, bem no limite da resolução das câmaras em órbita de Marte.

Após a identificação de possíveis candidatos no local previsto da aterragem em Isidis Planitia, uma grande bacia de impacto perto do equador marciano, obtiveram-se mais imagens que foram analisadas pela equipa da câmara, pela equipa do Beagle-2 e pelo JPL (Jet Propulsion Laboratory) da NASA.

As imagens mostram o "lander" no que parece ser uma configuração parcialmente implementada, com apenas um, dois ou no máximo três dos quatro painéis solares abertos, mostram o para-quedas principal e o que se pensa ser a cobertura traseira.

O tamanho, forma, cor e separação das características são consistentes com o Beagle-2 e com os seus componentes de aterragem e estão situados dentro da área de pouso esperada a uma distância de aproximadamente 5 km do seu centro.

Também foram especulativamente identificadas outras possíveis características, como os airbags, que amorteceram o pouso e, possivelmente, o escudo de calor dianteiro. São necessárias mais imagens para confirmar estes últimos alvos.

A implementação parcial explica o porquê de nunca se ter recebido sinais do Beagle-2: a fim de expor a antena de rádio para transmitir dados e receber comandos da Terra, era necessária a abertura total dos painéis solares.

Infelizmente, dada a abertura parcial e cobertura da antena, não há possibilidade de reavivar o Beagle-2 e recuperar dados.

No entanto, ficamos a saber que o Beagle-2 aterrou com sucesso em Marte e isso dá novo alento à próxima fase de exploração europeia do Planeta Vermelho, com os lançamentos da sonda ExoMars (nomeadamente, a ExoMars Trace Gas Orbiter and Entry, Descent and Landing Demonstrator) em 2016 e do rover ExoMars em 2018.

Links:

Notícias relacionadas:
ESA (comunicado de imprensa)
NASA (comunicado de imprensa)
Vídeo da localização do Beagle-2 (NASA/JPL via YouTube)
Universidade do Arizona
Universidade de Leicester
SPACE.com
The Planetary Society
Scientific American
Universe Today
Astronomy Now
redOrbit
NewScientist
spaceref
Popular Science
PHYSORG
Discovery News
National Geographic
euronews
CNN
BBC News
UPI
The Verge
RTP
SIC Notícias
tvi24
Jornal de Notícias
Público
Sol
SAPOTEK
Observador
ZAP.aeiou
AstroPT

Beagle-2:
Wikipedia 
ESA

Mars Express: 
ESA 
Wikipedia

MRO:
NASA 
JPL 
Wikipedia

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia


comments powered by Disqus

 


Imagem a cores do Beagle-2 em Marte.
Crédito: HiRISE/NASA/Leicester
(clique na imagem para ver versão maior)


Ampliação do Beagle-2 em Marte.
Crédito: HiRISE/NASA/JPL/Parker/Leicester
(clique na imagem para ver versão maior)


Animação que mostra três imagens do local de aterragem do Beagle-2. As imagens mostram diferenças devido à mudança do ângulo do Sol e à hora que as imagens foram obtidas.
Crédito: HiRISE/NASA/Leicester
(clique na imagem para ver versão maior e animada)

 
Top Thingy Right