Top thingy left
 
OPPORTUNITY FESTEJA 11.º ANIVERSÁRIO COM PANORAMA
23 de janeiro de 2015

 

No próximo domingo, o rover Opportunity da NASA fará 11 anos em Marte. Para comemorar o aniversário, capturou um panorama a partir de uma das maiores elevações já alcançadas pelo veículo robusto.

O local é o topo de "Cape Tribulation", uma secção elevada da orla da Cratera Endeavour. O panorama abrange o interior da cratera de 22 km de diâmetro e estende-se até à borda de outra cratera no horizonte.

O Opportunity já percorreu 41,7 km desde que pousou na região Meridiani Planum de Marte no dia 25 de Janeiro de 2004. O rover detém o recorde de maior distância já percorrida por um veículo à superfície de um corpo planetário que não a Terra.

O rover da NASA explora a borda ocidental da Endeavour desde 2011. A partir de um segmento baixo da fronteira da cratera que atravessou em meados de 2013, denominado "Botany Bay", escalou mais ou menos 135 metros para alcançar o topo de Cape Tribulation.

O trabalho do Opportunity em Marte tinha inicialmente uma duração prevista de três meses. Durante essa missão principal e durante mais de uma década de missões prolongadas, o Opportunity enviou provas irrefutáveis sobre ambientes molhados no passado de Marte.

Links:

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
Universe Today
PHYSORG

Rovers Spirit e Opportunity:
Rovers Spirit e Opportunity - pontos altos das missões (NASA)
NASA
Wikipedia

Marte:
Núcleo de Astronomia do CCVAlg
Wikipedia


comments powered by Disqus

 


Este panorama é a vista do rover Opportunity da NASA a partir do topo do segmento "Cape Tribulation"da orla da Cratera Endeavour. O rover alcançou este local três semanas antes do 11.º aniversário da sua aterragem em Marte.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/Univ. Cornell/Universidade Estatal do Arizona
(clique na imagem para ver versão maior; versão em cores falsas aqui)

 
Top Thingy Right