Top thingy left
 
PRIMEIRA DETEÇÃO DE OXIGÉNIO MOLECULAR NUM COMETA
30 de outubro de 2015

 


A Rosetta fez a primeira deteção de oxigénio molecular num cometa. Os resultados apresentados neste gráfico são baseados em dados recolhidos pelo instrumento ROSINA da Rosetta entre setembro de 2014 e março de 2015, quando a Rosetta ainda estava em aproximação do Sol ao longo da sua órbita.
Topo, centro: medições de alta resolução permitiram com que o oxigénio molecular (O2) fosse distinguido de outras espécies como enxofre (S) e metano (CH3OH). A deteção dos gases na cabeleira é mais forte mais perto do núcleo, como esperado. A contribuição para a deteção, da contaminação a partir dos disparos dos motores durante as manobras, é muito baixa.
Topo, à direita: a forte correlação da abundância do oxigénio molecular com o vapor de água indica uma origem e mecanismo de libertação partilhados a partir do núcleo.
Centro, em baixo: a proporção O2/H2O não varia significativamente ao longo do período de estudo. As fortes variações de curta duração são atribuídas à diminuição do rácio de O2 para abundâncias ocasionalmente superiores de H2O ligadas com o ciclo diário de água gelada. O nível consistente implica que o O2 não é produzido hoje pelo vento solar ou pela interação ultravioleta com os gelos à superfície, caso contrário diminuiria rapidamente devido ao aumento de atividade do cometa. Em vez disso, o O2 deve ter sido incorporado nos gelos do cometa durante a sua formação no início do Sistema Solar e está a ser libertado com o vapor de água de hoje.
Crédito: nave - ESA/ATG medialab; cometa - ESA/Rosetta/NavCam; dados - A. Bieler et al. (2015)
(clique na imagem para ver versão maior)

 

A Rosetta da ESA fez a primeira deteção, "in situ", da libertação de oxigénio molecular de um cometa, uma observação surpreendente que sugere que foram incorporadas no cometa durante a sua formação.

A Rosetta estuda o Cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko há mais de um ano e detetou uma abundância de diferentes gases libertados pelo seu núcleo. Vapor de água, monóxido de carbono e dióxido de carbono são os mais abundantes, com uma rica variedade de espécies portadoras de nitrogénio, enxofre e carbono, e até mesmo "gases nobres".

O oxigénio é o terceiro elemento mais abundante do Universo, mas a versão molecular mais simples do gás, O2, tem sido surpreendentemente difícil de rastrear, mesmo até em nuvens de formação estelar, porque é altamente reativo e é facilmente quebrado para ligar-se com outros átomos e moléculas.

Por exemplo, os átomos de oxigénio combinam-se com os átomos de hidrogénio em grãos frios de poeira para formar água, ou uma separação livre do O2, graças à radiação ultravioleta, pode ser recombinado com uma molécula de O2 para formar ozono (O3).

Apesar da sua deteção nas luas geladas de Júpiter e Saturno, o O2 tem estado desaparecido do inventário de espécies voláteis associadas com cometas. Até agora.

"Nós não estávamos realmente à espera de detetar O2 no cometa - e com esta alta abundância - porque é tão quimicamente reativo, por isso foi uma surpresa," afirma Kathrin Altwegg da Universidade de Berna e investigadora principal do instrumento ROSINA (Rosetta Orbiter Spectrometer for Ion and Neutral Analysis) da Rosetta.

"É também inesperada porque não existem muitos exemplos da deteção de O2 interestelar. E, portanto, mesmo que tivesse sido incorporado no cometa durante a sua formação, este não é facilmente explicado pelos modelos atuais de formação do Sistema Solar."

A equipa analisou mais de 3000 amostras recolhidas em torno do cometa entre setembro de 2014 e março de 2015, a fim de identificar o O2. Eles determinaram uma abundância de 1-10% em relação ao H2O, com um valor médio de 3,80 ± 0,85%, uma ordem de magnitude superior ao previsto pelos modelos que descrevem a química das nuvens moleculares.

A quantidade de oxigénio molecular detetado mostra uma forte relação com a quantidade de água medida num dado momento, sugerindo que a sua origem no núcleo e o mecanismo de libertação estão ligados. Por outro lado, a quantidade de O2 visto está fracamente correlacionado com o monóxido de carbono e o azoto molecular, mesmo que tenham uma volatilidade semelhante ao O2. Além disso, ainda não foi detetado ozono.

Durante o período de estudo de seis meses, a Rosetta estava em direção ao Sol ao longo da sua órbita, e orbitava tão perto quanto 10-30 km do núcleo. Apesar da distância cada vez menor ao Sol, o rácio O2/H2O manteve-se constante ao longo do tempo, e também não se alterou com a longitude ou latitude da Rosetta sobre o cometa.

Em mais detalhe, a relação O2/H2O foi vista a diminuir para abundâncias elevadas de H2O, uma observação que pode ser influenciada por água gelada à superfície produzida no processo diário de sublimação-condensação.

A equipa explorou as possibilidades para explicar a presença e a consistentemente alta abundância de O2 e a sua relação com a água, bem como a falta de ozono, ao início considerando a fotólise e radiólise da água gelada durante várias escalas de tempo.

Na fotólise, os fotões quebram as ligações entre as moléculas, enquanto a radiólise envolve fotões mais energéticos ou eletrões e iões velozes que depositam energia no gelo e ionizam moléculas - um processo observado nas luas geladas do Sistema Solar exterior e nos anéis de Saturno. Qualquer um dos processos pode, em princípio, levar à formação e libertação de oxigénio molecular.

A radiólise terá que ter operado durante os milhares de milhões de anos que o cometa passou na Cintura de Kuiper e levado à acumulação de O2 até poucos metros de profundidade. Mas estas camadas superiores têm que ter sido removidas desde que o cometa se deslocou para a sua órbita mais interior no Sistema Solar, excluindo-a como a fonte do O2 visto hoje.

Uma produção mais recente de O2, via radiólise e fotólise, pelas partículas do vento solar e fotões ultravioletas, só deve ter ocorrido nos primeiros micrómetros da superfície do cometa.

"Mas se esta era a fonte primária do O2, então seria de esperar que víssemos uma diminuição na proporção de O2/H2O pois esta camada foi removida durante o período de tempo de seis meses das nossas observações," afirma Andre Bieler da Universida de Michigan e autor principal do artigo que descreve os resultados, publicado na revista Nature desta semana.

"A geração instantânea de O2 também parece improvável, já que deverá levar a proporções variáveis de O2 sob diferentes condições de iluminação. Ao invés, parece mais provável que o O2 primordial foi, de alguma forma, incorporado nos gelos do cometa durante a sua formação e está hoje sendo libertado com o vapor de água."

Num cenário, o O2 gasoso seria, em primeiro lugar, incorporado na água gelada aquando do início da fase de nebulosa protossolar do nosso Sistema Solar. Os modelos químicos dos discos protoplanetários preveem que as altas abundâncias do O2 gasoso poderiam estar disponíveis na zona de formação do cometa, mas que seria necessário um rápido arrefecimento de temperaturas acima dos -173º C até menos de -243º C para formar água gelada com O2 capturado nos grãos de poeira. Os grãos teriam, então, de ser incorporados no cometa sem serem alterados quimicamente.

"Outras possibilidades incluem: a formação do Sistema Solar numa parte excecionalmente quente de uma nuvem molecular, com temperaturas 10-20º C acima dos cerca de -263º C esperados normalmente para estas nuvens," comenta Ewine van Dishoeck do Observatório de Leiden, nos Países Baixos, coautor do artigo.

"Isto é ainda consistente com as estimativas para as condições de formação de cometas na nebulosa solar exterior, e também com as conclusões anteriores do cometa da Rosetta em relação à baixa abundância de N2."

Alternativamente, a radiólise dos grãos gelados de poeira pode ter ocorrido antes da acreção do cometa num corpo maior. Neste caso, o O2 permaneceria preso nos espaços vazios da água gelada nos grãos, enquanto o hidrogénio era difundido para fora, impedindo a reformação de O2 à água e resultando num aumento de estabilidade do nível de O2 no gelo sólido.

A incorporação de tais grãos de gelo dentro do núcleo pode explicar a forte correlação observada com o H2O no cometa de hoje.

"Independentemente do modo como foi produzido, o O2 foi também de alguma forma protegido durante o estágio de acreção do cometa: isto pode ter acontecido gentilmente, de forma a evitar a destruição do O2 por outras reações químicas," acrescenta Kathrin.

"Este é um resultado intrigante para os estudos, tanto dentro como fora da comunidade cometária, com possíveis implicações para os nossos modelos da evolução do Sistema Solar," afirma Matt Taylor, cientista do projeto Rosetta da ESA.

 


comments powered by Disqus

 


Esta fotografia do Cometa 67P/C-G obtida pela câmara de navegação da Rosetta foi obtida no dia 18 de outubro de 2015 a uma distância de 433 km do centro do cometa. A imagem tem uma resolução de 36,9m/pixel e abrange 37,8 km de comprimento.
Crédito: ESA/Rosetta/NavCam
(clique na imagem para ver versão maior)


Links:

Cobertura da missão Rosetta pelo Núcleo de Astronomia do CCVAlg:
06/10/2015 - Rosetta espia o lado escuro do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
29/09/2015 - Cometa da Rosetta é um binário de contacto
25/09/2015 - Rosetta revela ciclo de água do Cometa 67P/C-G
14/08/2015 - O grande dia da Rosetta ao Sol
11/08/2015 - "Fogos de artifício" cometários antes do periélio
07/08/2015 - Há um ano que a Rosetta orbita o Cometa 67P/C-G
04/08/2015 - Ciência à superfície do Cometa 67P/C-G
03/07/2015 - Depressões no Cometa 67P/C-G produzem jatos
26/06/2015 - Água gelada exposta, detetada à superfície do Cometa 67P/C-G
19/06/2015 - Despertar do Philae desencadeia intenso esforço de planeamento
16/06/2015 - O módulo de aterragem da Rosetta, Philae, acordou
12/06/2015 - Equipa da Rosetta avista brilho que poderá ser módulo desaparecido
05/06/2015 - Estudo ultravioleta revela surpresas na cabeleira de cometa
17/04/2015 - Rosetta e Philae descobrem que cometa não é magnetizado
24/03/2015 - Sonda Rosetra faz a primeira deteção de nitrogénio molecular num cometa
06/02/2015 - Rosetta "mergulha" para encontro íntimo
27/01/2015 - Rosetta observa cometa a largar o seu revestimento de poeira
23/01/2015 - Dando a conhecer o cometa da Rosetta
12/12/2014 - Rosetta alimenta debate sobre origem dos oceanos da Terra
28/11/2014 - Onde diabos pousou o Philae?
21/11/2014 - Primeiros resultados científicos do Philae
18/11/2014 - Philae completa missão principal antes de hibernar
14/11/2014 - Philae poisa no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
11/11/2014 - Como aterrar num cometa
07/11/2014 - Adeus "J", olá Agilkia
28/10/2014 - O "perfume" do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko
17/10/2014 - ESA confirma local de aterragem do Philae
30/09/2014 - Philae com aterragem prevista para 12 de Novembro
16/09/2014 - Está escolhido o local de aterragem do Philae
26/08/2014 - Onde é que o Philae vai aterrar?
08/08/2014 - A nave Rosetta chega ao seu cometa de destino
05/08/2014 - Sonda Rosetta chega a cometa esta semana
01/04/2014 - Philae está acordado!
17/01/2014 - O despertador mais importante do Sistema Solar
13/07/2010 - Rosetta triunfa no asteróide Lutetia
13/11/2009 - Será que o "flyby" da Rosetta indica uma nova física exótica? 
06/11/2009 - Rosetta faz último "flyby" pela Terra a 13 de Novembro 
06/09/2008 - Rosetta passa por Steins: um diamante no céu 
03/09/2008 - Contagem decrescente para "flyby" por asteróide 
28/02/2007 - A semana dos "flybys" 
01/06/2004 - Primeira observação científica da Rosetta 
12/03/2004 - Escolhidos os dois asteróides para aproximação da Rosetta 
09/03/2004 - Sonda Rosetta finalmente lançada

Notícias relacionadas:
ESA (comunicado de imprensa)
Nature
Nature - 2
Astronomy
SPACE.com
PHYSORG
New Scientist
ScienceNews
Popular Mechanics
National Geographic
Discovery News
BBC News
euronews
UPI
engadget
gizmodo
Jornal de Notícias
Correio da Manhã
SIC Notícias
tvi24
SAPO
Observador
ZAP.aeiou

Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko:
Wikipedia
ESA

Sonda Rosetta:
ESA
Blog da Rosetta - ESA
NASA
Twitter
Facebook
Wikipedia
Philae (Wikipedia)

 
Top Thingy Right