Top thingy left
 
COMO AVISTAR O COMETA DO ANO NOVO
1 de janeiro de 2016

 


Esta "bola de neve" suja, oriunda do Sistema Solar exterior, é conhecida formalmente como C/2013 US10 (Catalina), deu a volta ao Sol no passado mês de novembro e vai passar pela Terra a uns confortáveis 108 milhões de quilómetros no dia 17 de janeiro. Esta imagem foi capturada no dia 16 de dezembro no estado americano da Georgia, usando um Meade ETX80 e um máquina fotográfica Canon 7D.
Crédito: Greg Hogan
(clique na imagem para ver versão maior)

 

Recebeu um telescópio ou um par de binóculos no sapatinho? Se assim foi, pode testá-los procurando, no céu a este, por um cometa difuso nestes primeiros dias de 2016.

O Cometa Catalina, formalmente conhecido como C/2013 US10, está atualmente nos céus antes do amanhecer enquanto volta para as profundezas do espaço após uma visita ao Sistema Solar interior. Este cometa foi descoberto no dia 31 de outubro de 2013.

Pouco depois da sua descoberta, a determinação precisa da sua órbita mostrou que o Cometa Catalina é provavelmente originário da Nuvem de Oort, uma nuvem esférica de muitos milhares de milhões de objetos gelados caoticamente e vagamente ligados ao Sistema Solar. A passagem de uma estrela relativamente próxima, ou flutuações de marés gravitacionais dentro da nossa Via Láctea, pode enviar estes corpos gelados numa viagem ao interior do Sistema Solar.

O Cometa Catalina visita pela primeira vez o Sistema Solar interior, tendo alcançado o periélio (o seu ponto orbital mais próximo do Sol) a uma distância de 122 milhões de quilómetros no dia 15 de novembro de 2015. À medida que dava a volta ao Sol, o cometa atingiu uma velocidade de 166.000 km/h - quase três mais rápido que a New Horizons quando passou por Plutão. Devido à sua alta velocidade, prevê-se que o cometa esteja numa trajetória de escape do Sistema Solar, para nunca mais voltar.

Caso o tempo permita, o céu a este antes do amanhecer proporciona uma boa oportunidade para ver este "intruso" ténue ao longo das próximas semanas. Infelizmente, a Lua Minguante poderá interferir um bocado na localização do Cometa Catalina. No mínimo, são necessários binóculos para ver o cometa, que aparece como um invólucro difuso de gelo e poeira, também chamado cabeleira.

Talvez a maneira mais simples para encontrar o Cometa Catalina é primeiro localizando a Ursa Maior no céu antes do amanhecer. Note como a "pega da frigideira" faz uma espécie de arco. Esse "arco" pode ser seguido para ir ter à gigante alaranjada conhecida como Arcturo que, no hemisfério norte, é a segunda estrela mais brilhante no céu e relativamente fácil de identificar.

Antes do amanhecer de amanhã, dia 2 de janeiro, o cometa está muito perto de Arcturo - cerca de 1,3º para cima. Se sair à rua 60-90 minutos antes do nascer-do-Sol, use Arcturo como "estrela-guia" para encontrar a mancha difusa do Cometa Catalina. Claro, para poder observar em melhores condições, recomenda-se um céu escuro longe das cidades.

Se não conseguir avistar o Cometa Catalina, não desespere. Conseguirá ver um espetáculo planetário a sudeste. Saturno encontra-se a cerca de 7,5º de Vénus, perto do horizonte a sudeste. No dia 4 de janeiro o par está ainda mais "apertado" no céu. Nos dias 6 e 7 de janeiro, a Lua passa pelo par planetário. E durante a manhã de dia 9, Vénus e Saturno estão separados por menos de um 0,1º.

A dança celeste continua até ao final do mês de janeiro, em que os cinco planetas conhecidos desde a Antiguidade estão visíveis desde sudeste até sudoeste no crepúsculo da manhã. Em ordem (no céu a sul), teremos Mercúrio, Vénus, Saturno, Marte e Júpiter.

 


comments powered by Disqus

 


O Cometa Catalina vai sair do Sistema Solar e continuar a sua viagem no espaço interestelar. O objeto ténue pode ser atualmente observado com binóculos ou um pequeno telescópio no hemisfério norte da Terra.
Crédito: NASA/JPL
(clique na imagem para ver versão maior)


Este mapa celeste pode servir como guia para encontrar o Cometa Catalina antes do amanhecer de dia 2 de janeiro. A "frigideira" da Ursa Maior, particularmente a "pega", orienta-nos facilmente para Arcturo. Por sua vez, usando binóculos para observar perto da estrela, melhoras as nossas chances de avistar o ténue cometa. O risco perto de Arcturo simboliza, exageradamente, a posição do cometa e da sua cauda.
Crédito: Miguel Montes; Starry Night Pro Plus 7
(clique na imagem para ver versão maior)


O céu a sul, pelas 06:40 do dia 27 de janeiro. Mercúrio, Vénus, Saturno, Marte, Júpiter e até a Lua podem ser vistos desde sudeste até sudoeste.
Crédito: Miguel Montes; Stellarium
(clique na imagem para ver versão maior)


Links:

Notícias relacionadas:
NASA (comunicado de imprensa)
Sky & Telescope
Astronomy Now
EarthSky
SPACE.com

Cometa Catalina (C/2013 US10):
Wikipedia
CometBase

 
Top Thingy Right