Top thingy left
 
SEPARADOS POR UM BILIÃO DE QUILÓMETROS: UM PLANETA SOLITÁRIO E A SUA ESTRELA DISTANTE
29 de janeiro de 2016

 


Impressão de artista de 2MASS J2126, que orbita a 7000 vezes mais longe da sua estrela do que a Terra do Sol.
Crédito: Universidade de Hertfordshire/Neil James Cook
(clique na imagem para ver versão maior)

 

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Hertfordhsire (Reino Unido), dos EUA e da Austrália descobriu um planeta, que até agora se pensava flutuar livremente no espaço, numa órbita enorme em redor da sua estrela.

Incrivelmente, o objeto, designado 2MASS J2126, está a 1 bilião de quilómetros da estrela, ou cerca de 7000 vezes a distância da Terra ao Sol. Os investigadores relatam a descoberta num artigo publicado na Monthly Notices da Sociedade Astronómica Real.

Nos últimos cinco anos foram encontrados um número de planetas que flutuam livremente no espaço. Estes são gigantes gasosos como Júpiter que não possuem massa suficiente para despoletar as reações nucleares que fazem as estrelas brilhar, por isso arrefecem e desaparecem ao longo do tempo. A medição das temperaturas destes objetos é relativamente simples, mas depende da massa e da idade. Isto significa que os astrónomos precisam de descobrir quão velhos são, antes de saber se são leves o suficiente para serem considerados planetas ou se são "estrelas falhadas" mais pesadas conhecidas como anãs castanhas.

Investigadores nos EUA descobriram 2MASS J2126 num levantamento do céu no infravermelho, sinalizando-o como possivelmente um objeto jovem de baixa massa. Em 2014, cientistas canadianos identificaram 2MASS J2126 como um possível membro de um grupo de estrelas e anãs castanhas com 45 milhões de anos conhecido como Associação Tucana-Horologium. Isto torna-o jovem e suficientemente leve para ser classificado como planeta de livre flutuação.

Na mesma região do céu, TYC 9486-927-1 é uma estrela identificada como sendo jovem, mas que não faz parte de qualquer grupo de estrelas jovens. Até agora, ninguém tinha sugerido que TYC 9486-927-1 e 2MASS J2126 estavam de alguma forma ligados.

Descobertas interessantes

Dr. Niall Deacon, autor principal do artigo e da Universidade de Hertfordshire, passou os últimos anos à procura de estrelas jovens com companheiras em órbitas largas. Como parte do trabalho, a sua equipa estudou listas de estrelas jovens, anãs castanhas e planetas de flutuação livre em busca de qualquer relação. Descobriram que TYC 9486-927-1 e 2MASS J2126 movem-se em conjunto pelo espaço e estão ambos a cerca de 104 anos-luz do Sol, o que significa que estão associados.

"Este é o sistema planetário mais largo encontrado até agora e já conhecemos ambos os membros há oito anos," afirma o Dr. Deadon, "mas ninguém tinha feito a ligação entre os objetos. O planeta não é tão solitário quanto pensávamos, mas é certamente uma relação a grande distância."

Quando olharam em mais detalhe, os astrónomos não foram capazes de confirmar que TYC 9486-927-1 e 2MASS J2126 são membros de qualquer grupo conhecido de estrelas jovens.

"A afiliação num grupo de estrelas jovens é excelente para a determinação da idade," afirma o coautor Josh Schlieder, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, "mas quando não podemos usar a idade temos que recorrer a outros métodos."

Descobrindo mais sobre o planeta e sobre a estrela

A equipa, então, olhou para o espectro - a luz dispersa - da estrela a fim de medir a força de uma característica provocada pelo elemento lítio. Este é destruído no início da vida de uma estrela, assim que quanto mais lítio tem, mais jovem é. TYC 9486-927-1 tem assinaturas mais fortes de lítio do que um grupo de estrelas com 45 milhões de anos (a Associação Tucana-Horologium) mas assinaturas mais fracas do que um grupo de estrelas com 10 milhões de anos, o que implica uma idade entre as duas.

Com base nesta idade a equipa foi capaz de estimar a massa de 2MASS J2126, determinando que deve situar-se entre as 11,6 e as 15 massas de Júpiter. Isto coloca-o na fronteira entre os planetas e as anãs castanhas. Isto significa também que 2MASS J2126 tem uma massa, idade e temperatura parecidas com aquelas de um dos primeiros planetas observados diretamente em torno de outra estrela, beta Pictoris b.

Em comparação com beta Pictoris b, 2MASS J2126 está 700 vezes mais longe da sua estrela hospedeira," afirma o Dr. Simon Murphy da Universidade Nacional Australiana, também um dos coautores do estudo, "mas como é que um sistema tão largo como este se forma e sobrevive permanece uma questão em aberto."

2MASS J2126 está a cerca de 7000 UA ou 1 bilião de quilómetros da sua estrela hospedeira, dando-lhe a maior órbita de qualquer planeta encontrado em torno de outra estrela. A esta enorme distância, leva cerca de 900.000 anos a completar uma órbita, o que significa que, desde o seu nascimento, terminou menos de 50 órbitas. É largamente improvável a existência de vida num mundo exótico como este, mas quaisquer habitantes veriam o seu "Sol" como não mais do que uma estrela brilhante, podendo nem sequer imaginar que estavam ligados a ela.


comments powered by Disqus

 


Imagem infravermelha da estrela TYC 9486-927-1 e do planeta 2MASS J2126; as setas mostram o seu movimento projetado ao longo de 1000 anos. A escala indica a distância de aproximadamente 4000 UA, onde 1 UA é a distância média entre a Terra e o Sol (cerca de 150 milhões de quilómetros).
Crédito: 2MASS/S. Murphy/ANU
(clique na imagem para ver versão maior)


Links:

Notícias relacionadas:
Universidade de Hertfordshire (comunicado de imprensa)
Artigo científico (arXiv.org)
Astronomy
Universe Today
SPACE.com
EarthSky
redOrbit
Space Daily
New Scientist
Astronomy Now
Popular Science
PHYSORG
Discovery News
METRO
UPI
engadget
gizmag
Observador
ZAP.aeiou

2MASS J2126:
Wikipedia
Exoplanet.eu

Planetas extrasolares:
Wikipedia
Lista de planetas (Wikipedia)
Lista de exoplanetas potencialmente habitáveis (Wikipedia)
Lista de extremos (Wikipedia)
Open Exoplanet Catalogue
PlanetQuest
Enciclopédia dos Planetas Extrasolares

Planetas flutuantes:
Wikipedia

 
Top Thingy Right