NOVOS RETRATOS DE FAMÍLIA DE SATURNO E MARTE PELO HUBBLE
31 de julho de 2018

Esta imagem mostra as observações recentes dos planetas Saturno e Marte pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA.
As primeiras observações de Marte, pelo Hubble, remontam a 1991 e a primeira observação de Saturno, pelo telescópio espacial, foi levada a cabo em 1990 - o ano do lançamento.
Crédito: Saturno - NASA, ESA, A. Simon (GSFC) e Equipa OPAL e J. DePasquale (STScI); Marte - NASA, ESA e STScI

Recentemente, os planetas Saturno e Marte estiveram, um após o outro, em oposição à Terra. Durante este tipo de evento os planetas estão relativamente próximos da Terra, permitindo com que os astrónomos os possam observar em maior detalhe. O Hubble aproveitou esta configuração e fotografou ambos os planetas, continuando a sua observação de longa data dos planetas do Sistema Solar.

Desde que o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA foi lançado, que o seu objetivo tem sido sempre o de estudar não apenas objetos astronómicos distantes, mas também os planetas do nosso Sistema Solar. As imagens de alta resolução dos nossos vizinhos planetários, pelo Hubble, só podem ser superadas pelas naves que visitam realmente esses corpos. No entanto, o Hubble tem uma vantagem sobre as sondas espaciais: pode olhar para estes objetos periodicamente e observá-los durante períodos muito mais longos do que qualquer outra sonda que por lá passe.

Nos últimos meses, os planetas Marte e Saturno têm estado em oposição - as datas exatas são 27 de junho para Saturno e 27 de julho para Marte. Uma oposição ocorre quando o Sol, a Terra e um planeta estão alinhados, a Terra situada entre o Sol e o planeta. Durante uma oposição, um planeta está totalmente iluminado pelo Sol a partir da perspetiva da Terra, e também assinala o momento em que o planeta está mais próximo do nosso planeta, permitindo com que os astrónomos observem as características planetárias em maior detalhe (as datas de oposição e maior aproximação diferem ligeiramente; esta diferença é provocada pela órbita elíptica dos planetas e pelo facto de que as órbitas não estão exatamente no mesmo plano).

Um mês antes da oposição de Saturno - no dia 6 de junho - o Hubble foi usado para observar o planeta dos anéis. Nesta altura, Saturno estava a aproximadamente 1,4 mil milhões de quilómetros da Terra. As imagens captadas mostram o magnífico sistema de anéis de Saturno perto da sua inclinação máxima em direção à Terra, permitindo uma espetacular visão dos anéis e das divisões entre eles. Embora todos os gigantes gasosos possuam anéis, os de Saturno são os maiores e os mais belos, estendendo-se até oito vezes o raio do planeta.

Juntamente com uma espantosa imagem do sistema de anéis, a nova imagem do Hubble revela um padrão hexagonal em redor do polo norte - uma característica estável de vento descoberta durante a passagem rasante da Voyager 1 em 1981. Para sul desta característica encontra-se uma fileira de nuvens brilhantes: remanescentes de uma tempestade em desintegração.

Enquanto observava o planeta, o Hubble também conseguiu captar imagens de seis as 62 luas conhecidas de Saturno: Dione, Encélado, Tétis, Jano, Epimeteu e Mimas. Os cientistas pensam que uma pequena lua rebelde como estas se desintegrou há 200 milhões de anos para formar o sistema de anéis de Saturno.

O Hubble obteve o segundo retrato, do planeta Marte, no dia 18 de julho, apenas 13 dias antes de Marte alcançar a sua maior aproximação à Terra. Este ano, Marte passou a 57,6 milhões de quilómetros da terra. Foi a maior aproximação desde o Grande Evento de 2003 - há quase 60.000 anos que não estava tão perto.

Embora as imagens anteriores tenham mostrado características da superfície do planeta, esta nova imagem é dominada por uma gigantesca tempestade de areia que envolve todo o planeta. Ainda visíveis, as esbranquiçadas calotas polares, Terra Meridiani, a Cratera Schiaparelli e a Bacia Hellas - mas todas estas características estão levemente obscurecidas pela poeira atmosférica.

A comparação destas novas imagens de Marte e Saturno com dados mais antigos recolhidos pelo Hubble, por outros telescópios e até por naves espaciais, permite que os astrónomos estudem como os padrões de nuvens e as estruturas em grande escala noutros planetas do nosso Sistema Solar mudam com o decorrer do tempo.

Composição de Saturno, obtida pelo Hubble no dia 6 de junho, com seis das suas luas conhecidas. Da esquerda para a direita, as luas visíves são Dione, Encélado, Tétis, Jano, Epimeteu e Mimas.
A imagem é uma composição porque as luas movem-se durante as exposições de Saturno, de modo que os fotografamas individuais têm que ser realinhados para fazer um retrato a cores.
Crédito: NASA, ESA, A. Simon (GSFC) e Equipa OPAL e J. DePasquale (STScI)
(clique na imagem para ver versão maior; aqui para versão legendada)

Em meados de julho, o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA observou Marte, apenas 13 dias antes de fazer a sua maior aproximação à Terra em 2018. Embora as imagens anteriores mostrem características detalhadas à superfície, esta nova imagem é dominada por uma gigantesca tempestade de areia que envolve todo o planeta.
Crédito: NASA, ESA e STScI
(clique na imagem para ver versão maior; aqui para versão legendada)

Esta imagem compara as observações de Marte feitas durante as oposições de 2016 e 2018.
A imagem de 2016 mostra Marte durante um dia nublado. No entanto, o antigo vulcão inativo Syrtis Major, a brilhante bacia oval Hellas Planitia, Arabia Terra e as características escuras de Sinus Sabaeous e Sinus Meridiani, junto ao equador, eram claramente visíveis.
A nova imagem de 2018 foi captada quando o planeta estava envolto numa tempestade global de areia. Ainda podem ser vistas as calotas polares, Terra Meridiani, a Cratera Schiaparelli e Hellas Basin - mas todas estas características superficiais estão obscurecidas pela poeira na atmosfera.
Crédito: NASA, ESA e STScI