ASTRÓNOMOS DESCOBREM MICRONOVAS, UM NOVO TIPO DE EXPLOSÃO ESTELAR
22 de abril de 2022

Esta imagem artística mostra um sistema binário onde podem ocorrer micronovas. O disco azul rodopiante em torno da anã branca brilhante, no centro, é composto de matéria, principalmente hidrogénio, "roubado" à sua estrela companheira (amarela). No centro deste disco, a estrela anã branca, devido aos seus fortes campos magnéticos, encaminha o hidrogénio na direção dos polos. Ao cair na superfície quente da anã branca, a matéria dá origem a uma explosão de micronova, explosão esta contida pelos campos magnéticos de um dos polos da estrela.
Crédito: ESO/M. Kornmesser, L. Calçada

Com o auxílio do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa de astrónomos observou um novo tipo de explosão estelar — uma micronova. Estas explosões ocorrem na superfície de certas estrelas e podem queimar cerca de 3,5 mil milhões de Grandes Pirâmides de Gizé de material estelar em apenas algumas horas.

"Descobrimos e identificámos pela primeira vez algo a que estamos a chamar micronova," explica Simone Scaringi, astrónomo na Universidade de Durham, Reino Unido, que liderou o estudo sobre estas explosões publicado anteontem na revista Nature. "O fenómeno desafia o nosso entendimento de como é que as explosões termonucleares ocorrem nas estrelas. Pensávamos que já sabíamos isso, mas esta descoberta propõe-nos um modo completamente novo disto acontecer," acrescenta.

As micronovas são eventos extremamente poderosos, no entanto são também eventos pequenos à escala astronómica; são muito menos energéticos que as explosões estelares conhecidas como novas, as quais os astrónomos conhecem desde há séculos. Ambos os tipos de explosões ocorrem em anãs brancas, estrelas "mortas" com uma massa comparável à do nosso Sol, mas tão pequenas como a Terra em termos de tamanho, o que significa que são objetos muito densos.

Uma anã branca num sistema binário pode "roubar" material, essencialmente hidrogénio, à sua estrela companheira se ambas estiveram suficientemente próximas uma da outra. À medida que este gás vai caindo na superfície muito quente da estrela anã branca, os átomos de hidrogénio vão-se fundindo em hélio de modo bastante explosivo. Nas novas, estas explosões termonucleares ocorrem em toda a superfície estelar. "Tais detonações fazem com que toda a superfície da anã branca arda e brilhe intensamente durante várias semanas," explica a coautora do estudo, Nathalie Degenaar, astrónoma na Universidade de Amesterdão, Países Baixos.

As micronovas são explosões semelhantes, mas mais pequenas em escala e mais rápidas, durando apenas algumas horas. Ocorrem em algumas anãs brancas com campos magnéticos fortes, onde o material é encaminhado em direção aos polos magnéticos da estrela. "Vimos pela primeira vez que a fusão do hidrogénio também se pode dar de maneira localizada. O hidrogénio fica contido na base dos polos magnéticos de algumas anãs brancas, de tal maneira que a fusão ocorre apenas nesses polos magnéticos," disse Paul Groot, coautor do estudo e astrónomo na Universidade de Radbound, Países Baixos.

"Isto leva a que bombas de microfusão expludam, com cerca de um-milionésimo da força de uma explosão de uma nova; daí o nome de micronova," continua Groot. Apesar do "micro" implicar que estes eventos são pequenos, não nos devemos deixar enganar: apenas uma destas explosões pode queimar aproximadamente 20.000.000 biliões de kg de matéria, ou seja, o correspondente a cerca de 3,5 mil milhões de Grandes Pirâmides de Gizé.

Estas novas micronovas desafiam a compreensão dos astrónomos no que concerne às explosões estelares, podendo ser mais abundantes do que o que se pensava anteriormente. "Isto mostra bem como o Universo é dinâmico. Estes eventos podem ser, de facto, bastante comuns, mas como são extremamente rápidos acabam por ser difíceis de apanhar no momento do ato," explica Scaringi.

A equipa descobriu inicialmente estas microexplosões misteriosas quando estava a analisar dados do satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA. "Ao analisarmos os dados astronómicos recolhidos pelo TESS, descobrimos algo invulgar: um clarão de luz visível brilhante com a duração de apenas algumas horas. Ao investigarmos o fenómeno mais atentamente, descobrimos vários outros sinais semelhantes," diz Degenaar.

A equipa observou três micronovas com o TESS: duas em anãs brancas conhecidas e uma terceira que necessitou de mais observações, recolhidas com o instrumento X-shooter montado no VLT do ESO, para se confirmar que se tratava também de uma anã branca.

"Com a ajuda do VLT, descobrimos que todos estes clarões de luz visível eram produzidos por anãs brancas," diz Degenaar. "Esta observação foi crucial para interpretarmos os nossos resultados e para a descoberta das micronovas," acrescenta Scaringi.

A descoberta de micronovas junta-se ao repertório de explosões estelares conhecidas. A equipa quer agora capturar mais destes eventos elusivos, o que requer rastreios de larga escala e medições de seguimento rápidas. "Uma resposta rápida por telescópios como o VLT ou o NTT (New Technology Telescope) do ESO e respetivos complementos de instrumentos disponíveis, permitir-nos-á investigar com mais detalhe o que são na realidade estas misteriosas micronovas," conclui Scaringi.

Esta imagem artística mostra um sistema binário, com uma anã branca (em primeiro plano) e uma estrela companheira (no fundo), onde podem ocorrer micronovas. A anã branca "rouba" matéria à sua estrela companheira, encaminhando esta matéria na direção dos seus pólos. Ao cair na superfície quente da anã branca, a matéria dá origem a uma explosão de micronova, explosão esta contida num dos pólos magnéticos da estrela.
Crédito: Mark Garlick (http://www.markgarlick.com/)