ALMA FAZ A PRIMEIRA DETEÇÃO DE GÁS NUM DISCO CIRCUMPLANETÁRIO
12 de agosto de 2022

Os cientistas que estudam a jovem estrela AS 209 detetaram pela primeira vez gás num disco circumplanetário, o que sugere que o sistema estelar pode estar a abrigar um planeta muito jovem com a massa de Júpiter. As imagens científicas da investigação mostram (à direita) emissões em forma de bolha, provenientes de espaços vazios no disco, altamente estruturado, com sete anéis (à esquerda).
Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), J. Bae (U. Flórida)

Cientistas que usavam o ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) para estudar a formação de planetas fizeram a primeira deteção de gás num disco circumplanetário. Além disso, a deteção também sugere a presença de um exoplaneta muito jovem. Os resultados da investigação foram publicados na revista The Astrophysical Journal Letters.

Os discos circumplanetários são aglomerados de gás, poeira e detritos em torno de planetas jovens. Estes discos dão origem a luas e outros objetos pequenos e rochosos, e controlam o crescimento de planetas jovens e gigantes. O estudo destes discos nas suas fases iniciais pode ajudar a lançar luz sobre a formação do nosso próprio Sistema Solar, incluindo a formação das luas galileanas de Júpiter, que os cientistas pensam ter sido formadas num disco circumplanetário em torno do planeta gigante há cerca de 4,5 mil milhões de anos.

Ao estudar AS 209 - uma jovem estrela localizada a cerca de 395 anos-luz da Terra na direção da constelação de Ofiúco - os cientistas observaram uma mancha de luz emitida no meio de um espaço vazio no gás que rodeava a estrela. Isso levou à deteção do disco circumplanetário em torno de um potencial planeta da massa de Júpiter. Os cientistas estão a observar o sistema atentamente, quer devido à distância do planeta à estrela, quer devido à idade da estrela. O exoplaneta está localizado a mais de 200 UA da estrela hospedeira, desafiando as teorias atualmente aceites sobre formação planetária. E se a idade estimada da estrela hospedeira, 1,6 milhões de anos, estiver correta, este exoplaneta poderá ser um dos mais jovens já detetados. São necessários mais estudos e os cientistas esperam que as próximas observações com o Telescópio Espacial James Webb confirmem a presença do planeta.

"A melhor maneira de estudar a formação planetária é observar os planetas enquanto se estão a formar. Estamos a viver numa época muito excitante graças a telescópios poderosos como o ALMA e o JWST", disse Jaehan Bae, professor de astronomia na Universidade da Flórida e autor principal do artigo científico.

AS 209 é uma jovem estrela localizada a mais ou menos 395 anos-luz da Terra na direção da constelação de Ofiúco. O sistema estelar tem sido de interesse para os cientistas que trabalham no MAPS (Molecules with ALMA at Planet-forming Scales) do ALMA há já mais de cinco anos devido à presença de sete anéis aninhados, que os cientistas pensam estar associados à formação planetária. Os novos resultados fornecem mais evidências da formação de planetas em torno da jovem estrela.

Os cientistas há muito que suspeitam da presença de discos circumplanetários em torno de exoplanetas, mas até há pouco tempo não o conseguiam provar. Em 2019, os cientistas do ALMA fizeram a primeira deteção de um disco circumplanetário, formador de luas, enquanto observavam o jovem exoplaneta PDS 70c, e confirmaram o achado em 2021. As novas observações de gás num disco circumplanetário em AS 209 podem lançar mais luz sobre o desenvolvimento das atmosferas planetárias e sobre os processos pelos quais as luas são formadas.

AS 209 é uma jovem estrela na direção da constelação de Ofiúco que os cientistas determinaram agora ser hospedeira do que poderá ser um dos exoplanetas mais jovens de sempre.
Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), A. Sierra (U. Chile)

Impressão artística do disco circumplanetário descoberto em 2021 em torno de um jovem planeta no sistema estelar PDS 70.
Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), S. Dagnello (NRAO/AUI/NSF)