Top thingy left
 
Hubble faz estimativa do tamanho do cometa interestelar 3I/ATLAS
12 de agosto de 2025
 

Esta é uma imagem, pelo Telescópio Espacial Hubble, do cometa interestelar 3I/ATLAS. O Hubble fotografou o cometa no dia 21 de julho de 2025, quando estava a 365 milhões de quilómetros da Terra. O Hubble mostra que o cometa tem um casulo de poeira em forma de lágrima saindo do seu núcleo sólido e gelado. Como o Hubble estava a acompanhar o cometa movendo-se ao longo de uma trajetória hiperbólica, as estrelas estacionárias de fundo aparecem como riscos na exposição.
Crédito: NASA, ESA, D. Jewitt (UCLA); processamento de imagem - J. DePasquale (STScI)
 
     
 
 
 

Uma equipa de astrónomos captou a imagem mais nítida de sempre do inesperado cometa interestelar 3I/ATLAS, utilizando a visão apurada do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA.

As observações do Hubble estão a permitir aos astrónomos estimar com maior precisão o tamanho do núcleo sólido e gelado do cometa. O limite superior do diâmetro do núcleo é de 5,6 quilómetros, embora possa ter apenas 320 metros, relatam os investigadores. Apesar de as imagens do Hubble colocarem restrições mais rigorosas ao tamanho do núcleo em comparação com as estimativas anteriores feitas a partir do solo, o núcleo sólido do cometa não pode ser visto diretamente, mesmo pelo Hubble. Outras observações, incluindo com o Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA, vão ajudar a refinar o nosso conhecimento sobre o cometa, incluindo a sua composição química.

O Hubble também capturou uma pluma de poeira ejetada do lado aquecido pelo Sol do cometa e o indício de uma cauda de poeira que se afasta do núcleo. Os dados do Hubble revelam uma taxa de perda de poeira consistente com cometas que são detetados pela primeira vez a cerca de 480 milhões de quilómetros do Sol. Este comportamento é muito semelhante ao dos cometas anteriormente observados com origem no nosso Sistema Solar.

A grande diferença é que este visitante interestelar teve origem noutro sistema solar algures na nossa Galáxia, a Via Láctea.

O 3I/ATLAS está a viajar pelo nosso Sistema Solar a cerca de 210.000 quilómetros por hora, a velocidade mais alta já registada para um visitante do Sistema Solar. Esta velocidade impressionante é evidência de que o cometa tem vindo a vaguear pelo espaço interestelar há muitos milhares de milhões de anos. O efeito de catapulta gravitacional de inúmeras estrelas e nebulosas pelas quais o cometa passou deu-lhe momento, aumentando a sua velocidade. Quanto mais tempo o 3I/ATLAS permaneceu no espaço, maior foi o aumento da sua velocidade.

Este cometa foi descoberto pelo ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) no dia 1 de julho de 2025, a uma distância de 675 milhões de quilómetros do Sol. O 3I/ATLAS deverá permanecer visível aos telescópios terrestres até setembro. Depois, passará demasiado perto do Sol para ser observado e deverá reaparecer do outro lado da nossa estrela no início de dezembro.

O artigo científico será publicado na revista The Astrophysical Journal Letters mas já está disponível online.

 

// ESA/Hubble (comunicado de imprensa)
// ESA (comunicado de imprensa)
// NASA (comunicado de imprensa)
// STScI (comunicado de imprensa)
// Artigo científico (arXiv)

 


Quer saber mais?

Cobertura do Cometa 3I/ATLAS pelo CCVAlg:
15/07/2025 - Objeto interestelar recentemente descoberto "pode ser o cometa mais antigo alguma vez visto"
08/07/2025 - Descoberto o terceiro cometa interestelar

Cometa interestelar 3I/ATLAS:
NASA
TheSkyLive
Wikipedia

Objeto interestelar:
Wikipedia

Cometas:
Wikipedia

Telescópio Espacial Hubble:
Hubble, NASA 
ESA
STScI
Base de dados do Arquivo Mikulski para Telescópios Espaciais
Arquivo de Ciências do eHST
Wikipedia

Sistema de alertas ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System):
Página principal
Wikipedia

 
   
 
 
 
Top Thingy Right