Left Marker
Logo
BOLETIM ASTRONÓMICO - EDIÇÃO N.º 270
7 de Outubro de 2006
Right Marker
Menu
 
 

ASTRÓNOMOS DEBATEM A ASTRONOMIA EM PORTUGAL


Decorrerá no próximo dia 13 de Outubro em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, um Encontro, promovido pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, sobre a Astronomia e a Astrofísica em Portugal, o seu impacto e perspectivas futuras. Neste encontro, intitulado “Astronomy & Astrophysics research in Portugal - Its impact and future perspectives” será ainda divulgado o Livro Branco da Astronomia e Astrofísica.

O encontro contará com a presença confirmada dos Professores Doutores Chaterine Cesarsky (Directora do ESO), Joachim Krautter (Presidente da Sociedade Europeia de Astronomia), Alvaro Gimenez (Director do Departamento de Apoio Cientifico da ESA) e João Santieiro (Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia) para além de outras individualidades.  

A Sociedade Portuguesa de Astronomia espera ainda a presença do Senhor Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Mariano Gago, cuja presença não se encontra ainda confirmada.

Mais informações relativamente ao Encontro podem ser encontradas na página web do encontro em   http://www.multimeios.pt/aarp/.

Links:
Página do Encontro(CfA)

 
 

BLUE STRAGGLERS: VAMPIROS ESTELARES?

Os astrónomos descobriram possíveis provas de que ocorre vampirismo estelar no enxame globular 47 Tucanae. Usando o Very Large Telescope (VLT) do ESO, descobriram que algumas estrelas muito quentes e aparentemente jovens apresentam muito menos carbono e oxigénio que a maioria das suas irmãs. Isto parece indicar que estas estrelas são provavelmente formadas ao roubar material de outras estrelas.

"Esta é a primeira detecção de uma assinatura química que aponta claramente para um cenário específico de um tipo especial de estrelas que recebem a designação de Blue Stragglers num enxame globular ", disse Francesco Ferraro, do Departamento de Astronomia da Universidade de Bolonha (Itália) e co-autor do artigo que apresenta os resultados.

As estrelas blue straggler são estrelas inesperadamente jovens que são encontradas em agregados estelares como, por exemplo os enxames globulares, e que são reconhecidamente constituídos por estrelas velhas. Estes objectos enigmáticos têm sido considerados como sendo gerados em consequência de colisões directas ou da coalescência de sistemas binários em que uma das estrelas "sugaria" o material superficial de outra, o que provocaria o seu "rejuvenescimento". Por este motivo, estes objectos fornecem alguns aspectos interessantes a serem considerados na dinâmica galáctica. Até à data, as assinaturas inequívocas de uma colisão ou de que ocorrerá "vampirismo" estelar ainda não foram observadas directamente, pelo que o mecanismo de formação das blue stragglers permanece um mistério.

No entanto, os astrónomos usaram o VLT para medir as abundâncias químicas dos elementos na superfície de 43 estrelas blue straggler stars que fazem parte do enxame globular 47 Tucanae.

Descobriram que a maioria destas estrelas apresentam menos carbono e oxigénio que a maioria destes objectos. Esta anomalia indica que o material da superfície das blue stragglers será oriundo do interior de uma estrela que lhes deu origem. Este material apenas pode atingir a superfície de uma estrela nos processos que ocorrem entre duas estrelas de um sistema binário. As simulações numéricas revelam que estas abundâncias anómalas não podem ocorrer num sistema que está a coalescer.


A relação entre abundância de carbono e oxigénio nas estrelas Blue Straggler
Crédito: ESO

(clique na imagem para ver maior)

Nos núcleos dos enxames globulares as estrelas encontram-se bastante compactadas e extremamente próximas umas das outras; por exemplo, no enxame globular 47 Tucanae encontram-se mais de 4000 estrelas por ano-luz cúbico da região central. Por este motivo, as colisões deveriam ser frequentes e o processo colisional de formação das blue stragglers deveria ser muito eficiente. No entanto, os espectros analisados neste estudo revelam também que a transferência de massa em sistemas binários também terá que ser muito activa em enxames de elevada densidade como é o caso de 47 Tuc.

"A nossa descoberta é, por isso, um passo fundamental para a solução do mistério de longa data da formação de blue stragglers nos enxames globulares," disse Ferraro.

Links:

Notícias relacionadas:
ESO (Nota de Imprensa)

 
  ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS
       
 

Foto

 
Radiação Cósmica de Fundo - Crédito: COBE Project, DMR, NASA
Este mapa do céu histórico é baseado em dois anos de dados acumulados pelo satélite orbital da NASA COsmic Background Explorer (COBE) lançado em Novembro de 1989. O mapa mostra ligeiríssimas variações de temperatura (o vermelho é mais quente). Estes resultados da radiação cósmica de fundo e outros obtidos pelo COBE foram usados na era da cosmologia de precisão e confirmaram exactamente as previsões da teoria do Big Bang. Pelo seu papel fundamental nessas descobertas John C. Mather (NASA, Goddard Space Flight Center) e George F. Smoot (UC Berkeley) foram na passada semana escolhidos para receber o Prémio Nobel da Física de 2006.
Ver imagem em alta-resolução
 
 
  EFEMÉRIDES:  
 

Dia 07/10: 280º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1959 o sistema televisivo a bordo da Luna 3 obtém uma série de 29 fotografias ao longo de 40 minutos, cobrindo 70% da superfície da Lua. Estas fotografias foram reveladas a bordo. Foram depois "digitalizadas" e 17 foram enviadas através de sinais de rádio para estações terrestres a 18 de Outubro.
Observações: Às 4h (hora local) atinge-se a Lua Cheia. O cometa SWAN estará a cerca de 1º S de Cor Caroli (alfa da constelação dos Cães de Caça).

Dia 08/10: 281º dia do calendário gregoriano.
História: Em 1873, nasce Ejnar Hertzsprung, astrónomo que na primeira década do século XX, provou a existência de estrelas gigantes e anãs e contribuiu juntamente com Russel para a formulação de um diagrama capaz de as identificar de forma simples.
Observações: Existe uma ténue possibilidade de que as Dracónidas sejam visíveis por volta das 24h (hora local).

Dia 09/10: 282º dia do  calendário gregoriano.
Observações: Esta noite a Lua ocultará durante algum tempo algumas das Plêiades.

Dia 10/10: 283º dia do  calendário gregoriano.
História: Em 1942, era lançado da Alemanha o foguete A-4, que se tornaria o primeiro artefacto humano a atingir o espaço exterior.
Em 1962, era lançada de Cabo Canaveral a missão Mercúrio 8.

 
 
  CURIOSIDADES:  
 
A radiação emitida pelos quasares é no seu essencial devida à acreção de matéria pelo seu buraco negro central. Foi pela primeira vez medida recentemente a dimensão de um disco de acreção em torno de um desses buracos negros. Saber mais
 
 
  PERGUNTE AO ASTRÓNOMO:  
 
Tem alguma dúvida sobre Astronomia no geral que gostaria de ver esclarecida? Pergunte-nos! Tentaremos responder à sua questão da melhor maneira possível.
 
 
Fórum de Astronomia
 
Bottom thingy left  
Browser recomendado
 
RSS Feed - ainda não implementado
 
Página do Centro Ciência Viva do Algarve
  Bottom thingy right
Boletim informativo, p.f. não responda ao e-mail. Remover da lista.
Compilado por: Miguel Montes e Alexandre Costa
 
Leitor de e-mail recomendado Browser recomendado Calendário de actividades astronómicas Arquivos de todas as edições dos boletins astronómicos Fórum de discussão sobre Astronomia Página do Centro Ciência Viva do Algarve Browser recomendado Leitor de e-mails recomendado